Compartilhar share

Amplanorte realiza formação continuada das equipes pedagógicas da região

Publicado em 11/03/2022 às 13:34 - Atualizado em 11/03/2022 às 15:39

A Amplanorte realizou durante toda a semana uma formação envolvendo os profissionais da pedagogia dos municípios que compõem a entidade. O objetivo foi treinar profissionais da educação nas áreas de Planejamento, Currículo e Avaliação de Aprendizagem.

Os encontros foram separados por polos e sediados pelos municípios de Três Barras, Canoinhas e Mafra, sendo que cada polo envolveu as presenças dos educadores dos municípios mais próximos, por uma facilitação de logística.

Para o professor Elcio Cechetti, mestre em Educação pela UFSC, a formação veio para fortalecer as mudanças e promover o aprimoramento das práticas de aprendizagem.

"Estamos desenvolvendo uma formação com todas a redes da região divididas em polos, o tema da discussão foi a organização do currículo, que é fortemente impactado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual desafia as redes de ensino a modificar as práticas e a maneira de ensinar no cotidiano das escolas", explicou o responsável pela coordenação da capacitação.

Foram realizadas dinâmicas com os educadores, exercícios em grupos e simulação de  planos de aula baseados na BNCC, para que os participantes absorvessem os elementos estruturantes dos currículos de forma ativa e descontraída.

Para a participante Edinalva Unger Miguel, as atividades  trouxeram uma contribuição excelente nesses dias de curso. “ Foi passado sobre como podemos trabalhar às competências e habilidades de uma forma rica e clara, elucidando o valor que a Base tem. O prof. Élcio também abordou com maestria Avaliação, onde nos mostrou quanto é importante avaliar com consciência”, contou a coordenadora da ed.infantil da SME de Mafra.

"Hoje não é possível sair da escola sem saber interpretar, escrever um bom texto e é nesse contexto de constante evolução que estamos realizando essa formação", completou  o professor Élcio.

A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando nossas mídias.

 


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar