Compartilhar share

Planalto Norte traz nova conquista para a saúde auditiva das crianças

Publicado em 07/03/2022 às 11:07 - Atualizado em 07/03/2022 às 11:07

Na quinta-feira, 24/02, os membros da Comissão Intergestores Regional - CIR Planalto Norte, estiveram reunidos na Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra,  para buscar mais um avanço da saúde auditiva regional. 

Desde o ano passado foi identificada na região a necessidade de aprimorar ainda mais o atendimento à saúde auditiva, a região se encontrava sem a referência para realização do Exame BERA.

O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

Trata-se de um procedimento completo e que possui fundamental importância para garantir que deficiências auditivas não prejudiquem o correto desenvolvimento do bebê.

Foi adquirido o aparelho para a realização do exame, além de realizado processo seletivo da equipe técnica necessária para a sua operação. Durante a reunião também foi tratado sobre a estrutura operacional na maternidade para execução do BERA.

"Grande conquista para a região do planalto norte, na qual a pedido de muitos técnicos e gestores municipais, conseguimos junto ao colegiado da saúde e apoio da maternidade conquistar mais esse serviço para atender nossa demanda na saúde auditiva , serviço que não tínhamos referência em nossa região, agradecemos a dedicação de todos", explicou o coordenador de políticas públicas da Amplanorte, Ricardo Nestor de Paula.

A partir de abril, o procedimento entrará em total funcionamento e atenderá crianças de 0 a 6 meses em toda a região. Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.