Compartilhar share

Saúde da Amplanorte discute recursos do Previne Brasil

Publicado em 02/02/2022 às 16:03 - Atualizado em 07/02/2022 às 15:33

Na quarta-feira, 26, a saúde da Amplanorte, representada pela pessoa de Ricardo Nestor de Paula, se reuniu no município de Monte Castelo com o secretário de saúde do município,  Gilvani Carneiro e a Tecnica, Vera Lucia Smenticovski  para discutir a atualização das  informações  sobre o Previne Brasil e reorganização das PPIs.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

“A importância de transmitir conhecimento, atualizar e buscar novos recursos para saúde pública. Se qualificar para melhor investir as verbas disponibilizadas pelo Estado”, explicou a técnica do município.

Durante o encontro foram alinhadas as questões referentes ao sistema de Programação pactuada integrada (PPI) nos municípios, processo que norteia a alocação de recursos financeiros a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

Também foi discutido sobre o Programa Previne Brasil e realizado e verificação de indicadores.

Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.