Compartilhar share

Secretários discutem alta complexidade e cirurgias eletivas

Publicado em 14/10/2021 às 11:05 - Atualizado em 14/10/2021 às 13:26

Na quinta-feira, 07, aconteceu a reunião envolvendo os membros da Comissão Intergestores Regional - CIR Planalto Norte, no auditório da Universidade do Contestado (UNC), em Canoinhas. A reunião, que foi conduzida pelo Coordenador de Políticas Públicas da Amplanorte, Ricardo Nestor de Paula,  teve o objetivo de debater as ações realizadas pela comissão nos municípios da região.

Na oportunidade tiveram a presença dos representantes dos municípios de Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, Irineópolis, Canoinhas, Major Vieira, Monte castelo, Porto União, Três Barras e demais municípios do planalto norte, secretários de saúde, equipe técnica competente, prestadores de serviço, a coordenadora da CIR, Kátia Oliskowski. Além da Amplanorte, representada pela pessoa de Ricardo Nestor de Paula

“Foi de grande valia a participação e a condução na reunião da CIR, na qual pudemos contar a presença dos gestores municipais de saúde, secretaria de saúde do estado e a participação dos prestadores de serviços da região como hospitais, maternidade e consórcio, na qual conseguimos relatar as dificuldades encontradas e levar o assunto para ser resolvido em outras instância.", explicou o coordenador de políticas públicas da Amplanorte, Ricardo Nestor de Paula.

A reunião discorreu sobre temas como: Valores rateio CISAMURC - CISNORDESTE, representante COMITÊ RUE, tratamento da Hepatite, representantes câmara técnica - Atenção Básica, ginecologia, transposição de recursos e habilitação de serviços de alta complexidade em vascular no HSVP, cirurgia eletivas, emendas parlamentares, equipe de saúde mental, regimento interno RUE, exames ANALAB, descredenciamento leitos UTI Covid Mafra, habilitação de leitos UCO.

“Uma manhã de ricas discussões visando o crescimento e o fortalecimento da nossa região de saúde, somente de forma organizada e agrupada é que ganhamos forças para levar os serviços do SUS para mais perto dos nossos munícipes", disse coordenadora CIR e secretária de saúde de Canoinhas, Katia Oliskowski.

Na macrorregião, as cirurgias eletivas ficaram paradas devido ao coronavírus, e estão retornando gradativamente, a discussão em  serviços de alta complexidade em vascular foi considerada importante também pelos secretários, dado que a região carecia dessa referência, ficando dependente de outras regiões.

“O encontro presencial foi de suma importância,  com ricas discussões, não existe benefício maior que a troca de experiências e aprendizados, desse modo conseguimos aprimorar a oferta de  saúde para a população”, salientou o presidente da Amplanorte, Luiz Henrique Saliba.

A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.

 

Acesse:  www.amplanorte.org.br/.