Amplanorte emite alerta para sementes desconhecidas vindas da China

Publicado em 18/09/2020 às 13:32 - Atualizado em 18/09/2020 às 13:32

Durante as ultimas semanas, moradores do estado de Santa Catarina informaram receber encomendas não solicitadas contendo sementes vegetais sem identificação. Em sua maioria os pacotes registram inscrições chinesas.

De modo geral, as sementes são enviadas como complementos de pedidos feitos em lojas online do continente asiático. Também há relatos de pessoas que receberam os pacotes sem mesmo entrarem em nenhum site. Para enganar as pessoas, alguns pacotes dizem ser joias.

 

Atenção: Não plante!

A orientação que Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte passa para os produtores e moradores da região, se houver o recebimento de alguma "semente misteriosa" em casa, acione a CIDASC, o Ministério da Agricultura Agropecuária e Abastecimento (Mapa) ou mesmo a secretaria municipal de agricultura.

A Amplanorte pede para os moradores não abrirem os pacotes, nem mesmo jogar as sementes no lixo, muito menos plantá-las.

Reiteramos todos os possíveis riscos do plantio das sementes podem causar, como a contaminação e disseminação de pragas e doenças, que não são conhecidas no país, o que pode causar um desequilíbrio ambiental. As sementes podem causar a prejuízos econômicos em plantações de larga escala e danos à defesa sanitária vegetal.

Além das sementes de espécies desconhecidas, as embalagens ainda podem conter larvas mortas, bactérias e estruturas de fungos.

 

Relatos

Um fazendeiro do Arkansas, nos Estados Unidos, plantou as sementes desconhecidas em sua propriedade. Após fertilização, a semente se transformou em uma planta que segundo o fazendeiro "Cresce loucamente".

As autoridades sanitárias do Arkansas ficaram em alerta e removeram o plantio, foi identificado que se tratava de uma planta invasora, que pode causar desequilíbrios e pragas na região.

Para mais informações consulte a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) ou órgão municipal de agricultura de seu município.

Assessoria de Imprensa

AMPLANORTE