Compartilhe

Municípios avançam no preenchimento do PLANMOB

Publicado em 03/10/2019 às 15:25 - Atualizado em 03/10/2019 às 16:20

Amplanorte reúne gestores para discutir a mobilidade urbana

Estiveram reunidos na manha desta terça-feira (01) os membros do Grupo De Trabalho De Elaboração Do Plano De Mobilidade Urbana, em mais um encontro na sala de reuniões da Amplanorte.

A reunião foi convocada para que os municípios apresentassem o preenchimento das guias e tirassem suas dúvidas, abrindo um espaço para que os membros representantes dos municípios dessem sugestões e relatassem experiências vivenciadas com relação à mobilidade em seus respectivos municípios.  

 

 

Mais municípios iniciaram a elaboração

 

A reunião contou com a presença de mais municípios, dessa vez, aqueles que não puderam participar das reuniões anteriores, prestigiaram o encontro, começando a elaboração e preenchimento do sistema.

Os municípios de Monte Castelo e Major Vieira, iniciaram suas apresentações do plano com as guias iniciais, dando introdução e descrevendo os aspectos gerais de seus municípios, mostraram também o preenchimento dos campos estipulados para essa reunião, totalizando seis guias, de modo que, ficassem em consonância com os demais.

Três Barras também iniciou o preenchimento do sistema, mas na parte da tarde, com a orientação da da estagiária da Amplanorte, Cristiane Bredt.

Mafra como participante das reuniões anteriores, realizou apenas a apresentação das guias propostas para essa reunião: “Infraestrutura do sistema de mobilidade urbana”, “acessibilidade de pessoas com deficiência” e “integração dos modos de transporte publico e transporte privado e não motorizado”.

Já Bela Vista do Toldo, como ainda não tinha a senha de acesso ao sistema, não pode realizar seu preenchimento, ficando para a próxima reunião, mas apesar disso, estiveram bastante participativos e pegaram muitas dicas nas apresentações dos outros municípios, ficando mais preparados para realizar sua própria apresentação.

 

 

Próxima reunião

A Amplanorte continuará prestando assistência aos municípios e a próxima reunião está marcada para o dia 04 de novembro, onde os municípios apresentaram mais três guias.

Dessa forma, a associação irá organizar uma serie de encontros na instituição, com o objetivo de amparar os municípios no preenchimento do sistema, realização de diagnósticos, tirar duvidas e ao final realizar uma audiência publica que gerará minuta de lei com o Plano de Mobilidade.

Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.

 

O que é o PLANMOB

O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. Para se tornar um elemento eficaz na qualificação da mobilidade urbana, as ações devem ser executáveis, considerando a cultura local e as possibilidades de investimento e financiamento.

A Lei Federal (12.587/2012) prevê a elaboração do plano, sendo este, um instrumento de efetivação da Política de Desenvolvimento Urbano, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no território do município.

 

Acesse: www.amplanorte.org.br/.

 

Assessoria de Imprensa

AMPLANORTE

 

 


Rua Prof. Maria do Espírito Santo, 400, Centro, Mafra - SC
CEP: 89300-000