Compartilhe

Municípios Da Amplanorte Recebem Capacitação Para A Política Pública De Educação

Publicado em 15/05/2019 às 15:34 - Atualizado em 15/05/2019 às 15:41

Municípios Da Amplanorte Recebem Capacitação Para A Política Pública De Educação

Ocorreram nos dias 13 e 14 de maio no auditório da Amplanorte, capacitações na área educacional, realizadas através do Colegiado Regional de Educação.

As palestras foram ministradas pela   experiente professora e consultora da           FECAM, Gilmara da Silva, que acumula mais de 34 anos na área docente e nos últimos 20  anos tem se dedicado em estudar a política   pública de educação e seu regime de     colaboração.

Foram reunidos secretários e técnicos na área da educação que atuam com sistemas informatizados, com destaque para o SIMEC, sistema de informação onde são cadastradas iniciativas, que estabelecem termos de compromisso com o Ministério da Educação, e visam repasse de recursos.

Segundo Gilmara, o primeiro dia foi muito benéfico:

“Foi um dia extremamente positivo, nós tratamos de prestação de contas, cadastros, planejamento de iniciativas no sistema informatizado, cujo planejamento se chama PAR, Plano de Ações Articuladas e também tivemos a oportunidade de discutir a respeito dos recursos do PDDE, Programa Dinheiro Direto na Escola, cujos recursos vêm diretamente para as APPs e analisamos as possibilidades dessas associações de pais e professores conseguirem mais recursos financeiros, a fim de ajudar as escolas.”

 No segundo dia foi discutida a revisão ou elaboração da Lei do Sistema Municipal de Ensino, esta lei está para a educação pública municipal, da mesma forma que está à lei orgânica para os municípios, em outras palavras, ela rege toda a estrutura do sistema. Foi falado também sobre outras legislações e principalmente sobre saúde financeira.

Sobre o tema “Saúde Financeira”, Gilmara complementou:

“Sonhar com uma educação perfeita todo mundo sonha, todos nós da educação sabemos qual é o caminho, aonde muitas vezes encontramos o problema, pois, precisamos de compreensão política e das outras esferas do governo, um caminho que precisa de repasse de recursos, qualificação profissional e muito tempo para estudar. Se deve pensar em sistema de ensino que ultrapasse as barreiras do município e pense em um currículo regional, e esse, é o grande desafio.”

Também foi perguntado a ela sobre a importância das capacitações e a respeito de como saem às pessoas após assistirem as palestras:

“A proposta, assim como em outros encontros, é sair daqui com informações suficientes para fazer a diferença no município. O grupo veio extremamente atento, com muita vontade de trocar experiências e saberes, então se aprende muito aqui entre os pares. Não é a primeira vez que venho na Amplanorte, é sempre um prazer vir aqui, o grupo é extremamente dedicado e tem uma vontade muito grande de fazer a região da Amplanorte ainda mais referência no estado, porque, da competência e da seriedade com o trabalho, o estado inteiro reconhece a região da Amplanorte.”

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Prof. Maria do Espírito Santo, 400, Centro, Mafra - SC
CEP: 89300-000