You are currently viewing Amplanorte realiza workshop sobre seletividade alimentar no contexto escolar

Amplanorte realiza workshop sobre seletividade alimentar no contexto escolar

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na quarta-feira, 28, ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte,  o “Workshop Seletividade Alimentar no Contexto da Educação”. O encontro foi uma iniciativa em parceria da EPAGRI, e reuniu nutricionistas e técnicos de escolas de diversos municípios da região.

Pela manhã os participantes acompanharam um relato de uma mãe, além das palestras da terapeuta ocupacional, Francielli Machado, e da nutricionista Letícia Pimentel, que abordaram tecnicamente a seletividade alimentar.

“A seletividade ou dificuldade alimentar, faz parte de quadro de desordem neurofisiológico, que quando detectado é muito importante que a criança entre em tratamento. Quando a criança tem uma alimentação que não é rica nutricionalmente, ela pode desenvolver uma série de doenças e agravos em sua saúde, e isso pode ter uma consequência em relação ao seu desenvolvimento global e aprendizado.” Explicou Francielli.

Para Letícia Pimentel, a realização desse evento foi de extrema importância para a avaliação da condução da alimentação nas escolas. “Entendendo melhor o processo da Seletividade alimentar de nossos alunos, podemos buscar novas formas de trabalharmos com eles para melhorar essa condição”, explicou a nutricionista.

A parte da tarde começou com a exposição da nutricionista Sheyla Pawlowytsch, que além de profissional formada, trouxe a experiência como mãe de criança com transtorno do espectro autista. Ela contou sobre os desafios que regem o cotidiano de mãe, completando ainda mais o leque de perspectivas para os participantes.

“Vim para representar as mães das crianças com autismo, sou nutricionista formada, mas não atuo, pela questão de dedicar meu tempo a minha filha”, explicou ela durante a sua palestra.

“É importante os profissionais também terem o conhecimento de como é a rotina das mães, das dificuldades que temos na alimentação em casa e isso somado a todos os outros fatores, que não é só a alimentação que a gente cuida, as terapias, medicamentos, higiene e atividades do cotidiano”, completou Sheyla.

Ainda durante o encontro, foram realizadas dinâmicas, onde os participantes dividiram em grupos conforme seus municípios para responder um formulário criado em parceria da Amplanorte e EPAGRI.

Para colocar em prática tudo que foi discutido durante o workshop, os técnicos produziram cartazes e fluxogramas sobre a atuação nas escolas em casos de seletividade alimentar. A ideia é que os municípios possam, após o encontro, criar um protocolo de atuação para ser aplicado em seus respectivos municípios.

A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando nossas mídias.