Na quinta-feira, 04, membros da Comissão Intergestores Regional — CIR Planalto Norte, estiveram reunidos no Centro de Vigilância em Saúde, em São Bento do Sul, para debater as ações realizadas pela comissão nos municípios da região.
A reunião que foi conduzida pela coordenador da CIR, Katia Oliskowski, discutiu os seguintes assuntos: Representantes CIB, para a região Nordeste e Vale do Itapocu, Descentralização Regulação Ambulatorial, Vigidesastres, Protocolo de Classificação de Risco, Câmara técnica Macrorregional Vigilância Sanitária, Indicadores Previne, Atualização PRI macrorregional, Portaria 1971/2022 e NT MS 04/2022, Preceptor Curso Saúde com Agente, ACS / ACE, Aprovação Grade de Referência, Protocolo de CCIH.
“A CIR ampliada é um espaço onde as discussões são compartilhadas buscando o fortalecimento das três regiões em saúde, precisamos batalhar juntos para não ficarmos na dependência de outras regiões como referência em prestação de serviços”, explicou Katia.
Dentre os assuntos tratados, destaca-se a liberação do pedido de descentralização da regulação ambulatorial do estado, que está concentrada na região de Florianópolis.
A deliberação será entregue ao estado, para que se possa avaliar a viabilidade da mudança para a nossa macro região de saúde, iniciativa piloto no estado.
Para o coordenador de políticas públicas da saúde, a ideia do projeto é trazer mais agilidade nos processos para os pacientes da região. “A descentralização ajudará no melhor atendimento de consultas e exames regulados pelo estado”, contou Ricardo.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando nossas mídias.