Durante os dias 21 e 22 de junho, aconteceu a primeira etapa da 5° Conferência Estadual de Saúde Mental de Santa Catarina. Trabalhadores, Gestores, Prestadores e Usuários se reuniram para discutir as propostas para políticas de Saúde e, nesta, especialmente, Saúde Mental e em tempos de pandemia, buscando um caminho para o fortalecimento do SUS.
O encontro é uma realização do Conselho Estadual de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
No Estado, serão realizadas 7 conferências macrorregionais, sendo o município de Concórdia, a primeira sede do evento, fruto da parceria entre as prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde.
“A conferência em saúde é o espaço para que os usuários do serviço possam participar do processo de programação e planejamento. Reitero a importância destes momentos, para o fortalecimento da macrorregião, como referência de saúde mental”, falou a coordenadora da Cir e secretária do município de Canoinhas,Katia Oliskovicz, durante a abertura da conferência.
A Associação dos Municípios do Planalto Norte — Amplanorte, esteve representada pelo coordenador de políticas públicas da associação, Ricardo Nestor de Paula, também estiveram presentes os técnicos que cuidam do setor de saúde mental nos municípios da região.
Para o coordenador, o evento é, também, um ponto para que se norteie o melhor caminho para a gestão da saúde.
“Importante encontro macrorregional para elencar as principais propostas de melhorias referente aos serviços de saúde mental, onde estas determinem o melhor assistencialismo aos nossos usuários e que estes atendimentos sejam feitos de forma integral, e que a região consiga suprir os serviços para o melhor atendimento aos nossos pacientes.”, explicou Ricardo.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando nossas mídias