A Associação dos Municípios do Planalto Norte — Amplanorte, por meio do coordenador de políticas públicas da associação, Ricardo Nestor de Paula, participou do VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina nos dias 11, 12 e 13 de maio, em Blumenau.
O Congresso foi organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina (COSEMS/SC), em sua sétima edição contou com seminários, palestras e convidou especialistas de importantes instituições nacionais e internacionais para mesas de debates.
“O VII Congresso de Secretaria Municipais de saúde de Santa Catarina realizado em Blumenau foi uma oportunidade incrível com troca de experiências, principalmente nos assuntos relacionados a Vacinação, foi um dos assuntos abordados com profissionais competentes de alto nível de conhecimento e atuação”, explicou a Secretária de saúde de Irineópolis, Giseli Kempinski.
Destaque na região
Além do congresso, aconteceu também a 4.ª Mostra Catarinense “Brasil, Aqui Tem SUS”, onde foram apresentados 100 trabalhos selecionados. A região foi destaque na exposição e os municípios de Mafra e Canoinhas foram escolhidos para apresentar as atividades desenvolvidas.
O trabalho intitulado de “Tecnologias em favor do acesso à saúde em meio a Pandemia” foi apresentado pelos profissionais de saúde da cidade de Mafra, o secretário municipal de saúde, Plínio Saldanha, e a psicóloga e coordenadora do NASF, Ivonete Emmerich Pacheco.
A ideia do projeto é desenvolver o acesso a serviços de apoio psicológico em Mafra e acompanhar e acompanhar bebês de alto risco durante a pandemia. Triar os casos de Saúde Mental com orientação e avaliação para as Estratégias de Saúde da Família. Realizar orientações e atendimentos psicológicos via telefone/‘internet’ e visitas domiciliares aos pacientes que procuravam a sala de Atendimentos em Psicologia.
Para a psicóloga e coordenadora do NASF, Ivonete Emmerich Pacheco, a pandemia ensinou os profissionais a se adaptar para continuar a oferecer um trabalho digno e de qualidade mesmo com condições tão adversas.
“Sinto-me lisonjeada em representar essa equipe com esse trabalho e enalteço a capacidade técnica dos profissionais que compõem a Secretaria de Saúde de Mafra no atendimento da população”, completou Ivonete.
O município de Canoinhas também apresentou dois projetos durante a exposição, “UM POR TODOS E TODOS CONTRA A DENGUE” e “PROGRAMA MEDICAMENTO EM CASA”, apresentados pelas técnicas municipais, Sandra Vilmara Lipka, Claudia Paloma Gadotti, respectivamente.
Segundo a coordenadora da CIR e secretária de Canoinhas, Katia Oliskowski, o congresso foi uma troca de experiências muito importante, propiciou o fortalecimento da gestão e equipes que se fizeram presentes. “Conhecer os projetos que estão sendo realizados em outros municípios é indispensável, voltamos com uma bagagem de informações que podem ser aplicados também em nossa região”, finalizou.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte