Nesta quinta-feira, 27, a Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte, realizou uma capacitação envolvendo os representantes dos municípios da região sobre o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr).
O modelo está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
Durante o encontro, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer mais do histórico e fundamentos que compõem o modelo. A ideia é fomentar facilitadores internos e multiplicadores para atuarem no processo de melhoria contínua da gestão do órgão.
O mediador responsável, Wlamir Dolfovo explicou um o passo a passo de implementação do MEG-Tr e utilização do Sistema do Modelo de Excelência em Gestão (SMEG), que em atualizações recentes trouxe significativas mudanças na usabilidade e nos processos de avaliação das organizações.
Além disso, o instrumento de aplicação do Instrumentos de 100 Pontos foi tema do treinamento. O Instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União – IMG-Tr 100 pontos é construído nos sete Fundamentos do MEG-Tr. Cada Fundamento consiste em um conjunto de alíneas, que são divididos em requisitos, os quais devem ser considerados e avaliados em conjunto.
O sistema de pontuação de 100 pontos permite quantificar o grau de atendimento aos requisitos. A escala de pontuação compreende o intervalo de 0 a 100. Depois de quantificados, os municípios receberão um certificado que demonstrará o nível de maturidade da gestão apresentada, o certificado terá validade de 18 meses.
*Os municípios que estiveram presentes na capacitação foram:Itaiópolis, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.