You are currently viewing Irineópolis apresenta projetos em seminário estadual de assistência social

Irineópolis apresenta projetos em seminário estadual de assistência social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Durante os dias 11 e 12 de novembro, ocorreu o Seminário Estadual de Assistência Social, em Florianópolis.  A região foi representada pelo município de Irineópolis, que apresentou as iniciativas que a equipe de assistência social buscou desenvolver durante o período de pandemia.

Com a descontinuidade das atividades de grupo do CRAS, o grande desafio foi continuar executando o acolhimento às famílias, à distância, respeitando todas medidas exigidas de distanciamento social. O município então, reinventou a forma de assistir os usuários, criou diversas iniciativas criativas para manter o vínculo criado com os usuários, dando destaque para os projetos: “CRAS no Campo” e “CRAS em Casa”.

“O CRAS no Campo busca desenvolver ações e projetos para atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, e também para as crianças e adolescentes do nosso interior”, explicou a secretária de Assistência Social do município, Vera Lúcia Piotrowski.

São oferecidas diversas atividades, como orientações, palestras, além de todos os serviços que são ofertados no CRAS do centro do município, para que os moradores do interior possam também ter acesso.

“Os moradores não precisaram se deslocar até a cidade para ter acesso a serviços como CadÚnico, Bolsa Família, pois esses serviços estão aqui, de fácil acesso no interior”, completou a secretária.

O Cras em Casa leva informações, atividades e desafios para os usuários da assistência, fazendo a diferença na vida de diversas pessoas. É como conta a senhora Juraci Teodoro, de 65 anos, que participa do programa.

“Para mim tem sido muito bom, estava com começo de depressão, e melhorou bastante porque a gente fica ali concentrada fazendo as atividades, tivemos curso de pintura, costura, os mesmos panos de prato que fazíamos lá, faço aqui também, está sendo bem legal”, disse Juraci. 

“Se faz muito importante essas iniciativas pioneiras nos municípios da região, que fortaleçam a  assistência social, para que cada vez mais possamos atender a quem mais precisa”, finalizou o presidente da Amplanorte, Luiz Henrique Saliba.

A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte