A Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte realizou nesta quinta-feira, 12, uma capacitação envolvendo os profissionais da saúde e equipe técnica responsável pelo manejo do sistema que integra a gestão da informação na atenção primária, conhecido como, E-SUS.
Durante o encontro, que aconteceu no auditório da associação, os participantes puderam acompanhar a capacitação realizada pelas técnicas Kelly de Paula Oliveira e Antonia Cristiani Leandro, que apresentaram diversas boas práticas e iniciativas que são realizadas no município de Itaiópolis.
Sobre a capacitação
A capacitação teve o objetivo de explicar na prática como utilizar o sistema E-SUS, mostrando para os técnicos como são lançadas as produções e captações dos profissionais na atenção primária à saúde.
Devido ao novo modelo de financiamento do ministério da saúde, pelo programa Previne Brasil, os repasses aos municípios incidem sobre essas informações repassadas aos ministérios, sendo crucial, estar alinhado os serviços realizados com os sistemas.
A Técnica Kelly Oliveira acompanhou de perto toda evolução que o E-SUS teve em seu município desde sua implantação, desse modo, ela falou com propriedade sobre a importância de utilização correta das ferramentas e sistemas disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
“Se há estrutura mínima e esses sistemas são alimentados com informações corretas, funcionam perfeitamente e ajudam na captação de recursos e alcance de metas importantes para o município e para a população”, disse Kelly Oliveira.
Ela ainda destacou também a importância de educação permanente e atualizações em tempo hábil para todos os tipos de sistemas para garantir a efetividade dos dados inseridos e resultados positivos das ações.
“Agradeço assim a Amplanorte e ao coordenador Ricardo pelo convite em poder contribuir com a nossa região com essa capacitação de suma importância nesse período de busca de melhorias dos indicadores de saúde do programa Previne Brasil”, completou a técnica.
Para o coordenador de políticas públicas da saúde da Amplanorte, a capacitação foi um sucesso. “A capacitação realizada hoje aos técnicos e gestores municipais se faz de grande importância, devido que com o novo financiamento da APS, os servidores devem estar em consonância de como operar o sistema seja do E-SUS do ministério da saúde, quanto AOS sistemas próprios, para que informações incorretas não interfiram no repasse financeiro a atenção básica doS municípios.”, disse Ricardo de Paula.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.
Acesse: www.amplanorte.org.br/.