You are currently viewing Educação é tema de camara técnica em Mafra

Educação é tema de camara técnica em Mafra

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A FECAM realizou novo encontro da Câmara Técnica da Educação nesta quarta-feira (02/07), em Mafra. O evento envolveu trabalhadores da educação dos municípios pertencentes às associações do Planalto Norte (AMPLANORTE), do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e do Vale do Itapocu (AMVALI).

O encontro teve a presença dos membros da educação de 26 municípios catarinenses, o evento teve como objetivo a troca de experiências entre os municípios, além das diretrizes adotadas durante a pandemia de 2020, com continuidade este ano e as novas demandas com vistas neste segundo semestre.

A abertura das atividades foi feita pelo coordenador das câmaras técnicas da FECAM, Rodrigo Fachini, que ressaltou os objetivos do grupo. “Com esses encontros regionais, queremos compartilhar conhecimentos e boas práticas dos municípios catarinenses. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a política pública da Educação, por meio do movimento municipalista”, afirmou Rodrigo.

A secretária municipal de educação, Jamine Henning, na ocasião representando os 26 municípios participantes da Câmara, destacou o cenário de 2020 – dificuldades e nova forma de ensino com suas adaptações tanto para professores e alunos quanto para os pais.

Também se referiu que novamente a educação caminha para mais mudanças. “Destaco a iniciativa da Fecam de trabalhar essas dificuldades através da socialização das nossas experiências. Em Mafra a gestão aposta numa educação empreendedora trabalhando com as 29 escolas municipais, com olhar para o progresso da cidade”, disse a secretária.

Ela também destacou como um ponto positivo a implantação das atividades de reforço escolar no contraturno visando superar a defasagem na aprendizagem. “Acredito que o nosso objetivo comum é a busca pela qualidade na educação”.

 

Boas práticas na educação

Na parte da tarde houve apresentações das boas práticas em educação. O município de São Bento do Sul mostrou as tecnologias utilizadas no sistema de ensino remoto. Já Canoinhas expôs sua experiência sobre o plano municipal de educação e Garuva demonstrou sua prática com um ônibus itinerante de contação de histórias.

Fechando os trabalhos o palestrante Leandro Klein (pedagogo, pós-graduado em fenômenos juvenis, mestre em educação) falou sobre o programa socioemocional e acolhimento no retorno às aulas após pandemia, como sendo fundamental e uma base para todo o aprendizado.

A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.

 

VIA: Prefeitura de Mafra