A falta de chuva nos obriga a sermos conscientes e economizarmos água. Para isso, que tal adotar boas práticas no seu dia a dia?
A estiagem não está restrita a Major Vieira e causa problemas de abastecimento em várias regiões de Santa Catarina. A falta de chuvas preocupa o poder público e a população. No ano de 2004 o município de Major Vieira investiu numa nova rede de captação que bombeia a água até a estação de tratamento da Casan. De acordo com o gerente da Casan de Major Vieira, João Adoilson, Até o momento não há risco de desabastecimento, porém, ele alerta para o uso racional e consciente.
O Rio Canoinhas, na comunidade do Salto Canoinhas, em Major Vieira, local onde é captada a água que abastece a cidade de Major Vieira está com o nível preocupante, como mostra a foto desta matéria.
A Casan de Monte Castelo, município vizinho, já recorreu a Major Vieira, enviando caminhões tanque (pipa), para levar água potável ao moradores.
Com a estiagem, a necessidade de mudar hábitos e adotar atividades que gerem economia se faz ainda mais prioritária. Por isso, reunimos a seguir dicas essenciais para economizar água. Leia e aplique no seu dia a dia.
Use vassoura e balde para lavar áreas comuns: ao usar a mangueira 560 litros vão embora em cerca de 30 min. Também diminua o número de limpezas.
Feche as torneiras para escovar os dentes e se barbear: em 5 minutos escovando os dentes com a torneira meio aberta, gasta-se 12 litros. É possível economizar mais de 11,5 litros se escovar com a torneira fechada e usar copo para enxaguar a boca. Ao se barbear em 5 minutos também gastam-se 12 litros de água. Desligando a torneira o consumo cai para 2 litros.
Não dê descarga à toa – não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora 10 litros de água.
Diminua o tempo do banho: na ducha, 15 minutos com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. 5 minutos consome apenas 45 litros. No chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Em 5 minutos o consumo cai para 15 litros.
Faça xixi no banho: isso mesmo, não precisa ter nojo, 95% do xixi é água, 5% ureia e sais. Inclusive há campanhas que incentivam o hábito.
Evite lavar o carro com mangueira: essa atitude sustentável faz você economizar até 500 litros de água.
Ao lavar a louça: deixe a louça de molho antes de lavar. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e deixe para enxaguar tudo no final. Numa casa, com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a apenas 20 litros. Na lavadora de louças ligue somente quando estiver cheia.
Não jogue óleo na pia: Um litro de óleo contamina até 400 mil litros de água.
Descongele alimentos na geladeira: não use água corrente.
Cozinhe legumes em pouca água: dessa forma vai ferver mais rápido e você economiza gás também.
Vazamentos: fique muito atento, pois pode passar despercebido e é um dos grandes vilões do desperdício.