O Governo do Estado de Santa Catarina publicou o decreto nº 535 que dispõe regras que os serviços bancários de todo o estado deverão seguir a partir desta quarta-feira, 01.
A medida é válida para lotéricas, cooperativas de crédito, correspondentes bancários e agências bancárias, que poderão retomar as atividades apenas para o atendimento de pessoas que necessitem de serviços presenciais desde que respeitem as regras previstas no documento para conter a propagação do Covid-19. Serviços essenciais, como supermercados, padarias, mercearias, açougues e peixarias continuam funcionando normalmente durante a quarentena.
A determinação ainda prorroga as restrições ao convívio social no estado por mais sete dias a partir de quarta-feira (01). A continuidade do decreto atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção ao contágio por coronavírus.
A Amplanorte entende o apelo dos municípios pela reabertura do comércio, porém reitera a importância do cumprimento das medidas de isolamento social, visto que, a determinação se baseia na experiência de cidades e países que demoraram a agir e agora não têm capacidade para conter o avanço do novo coronavírus.
Veja as regras a serem seguidas pelas agências e unidades de atendimento:
Atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento.
priorizar o trabalho remoto para os setores administrativos.
O ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior.
Com o transporte coletivo suspenso em todo o estado, os estabelecimentos bancários devem utilizar, se for necessário, serviço de fretamento para o deslocamento de seus trabalhadores. Cada veículo deve ter preenchida até metade de sua ocupação máxima de passageiros sentados, conforme o decreto, respeitando as regras de distanciamento durante a pandemia.
Adotar medidas internas necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente laboral, como intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após entrar em contato com superfícies de uso comum.
Os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após entrar em contato com superfícies de uso comum, como balcões, corrimão, teclados de caixas, entre outros, e após usar o banheiro.
O que é o Coronavírus ( COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como se prevenir
-Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
-Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
-Evite aglomerações se estiver doente.
-Mantenha os ambientes bem ventilados.
-Não compartilhe objetos pessoais.
Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do Planalto Norte, continue acompanhando as mídias sociais da Amplanorte.