You are currently viewing Amplanorte inicia assessoria aos municípios na implantação do MEG-TR

Amplanorte inicia assessoria aos municípios na implantação do MEG-TR

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Amplanorte inicia assessoria aos municípios na implantação do MEG-TR

 

Nesta segunda-feira (9), a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) iniciou a assessoria com os secretários e servidores para elaboração do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR). Os trabalhos serão conduzidos pela assessoria de políticas públicas da Amplanorte, Valéria Grossl.

O modelo está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 5, de 24 de junho de 2019, e tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Para o secretário municipal de Administração de Mafra, Alexandre Solesinski, o Modelo de Excelência em Gestão é de fundamental importância para o funcionamento de uma estrutura organizacional.

“O executivo mafrense visualizou esta oportunidade de capacitar as suas equipes técnicas para aperfeiçoar os fluxos e as práticas, diagnosticando oportunidades e criando mecanismos para consolidar projetos, aumentando a capacidade de elaboração dos mesmos, já que as transferências de recursos federais ficam vinculadas a este potencial de gestão”, pontuou.

O Estado de Santa Catarina é referência na efetivação desta iniciativa, com destaque para o município de Gaspar, usado como piloto da realização do modelo. Devem aderir ao MEG-TR órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal.

Na etapa atual, a adesão deve ser realizada por municípios com mais de 50 mil habitantes. Na região da Amplanorte, apenas os municípios de Mafra e Canoinhas se adéquam aos parâmetros iniciais.

 

Em Canoinhas

Canoinhas foi o primeiro dentre os integrantes da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) a aderir à prática. Tendo já, apresentado o modelo aos gestores e secretários municipais, e decretado a nomeação do grupo de servidores que vai multiplicar o MEG-TR junto ao Poder Executivo.

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, afirmou que o foco da implantação do modelo é o cidadão. “Tudo o que for possível de ser feito para aprimorarmos a nossa eficiência na entrega de serviços à população será realizado. Ao trazer ainda mais eficácia à prática de gestão, quem ganha é o cidadão com a melhora dos serviços prestados”, afirma Passos.

 

A origem do MEG-TR

O MEG-TR teve sua origem nos Estados Unidos, quando as empresas japonesas passaram a ganhar o mercado automobilístico. Dessa forma, na década de 1980, as empresas americanas desenvolveram um modelo de gestão que buscava produtividade e lucratividade, se baseando em quatro princípios: planejar, organizar, dirigir e controlar.

No Brasil, o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União chegou por meio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), sendo primeiramente implantado no setor privado, com bons resultados.

Para Valéria Grossl, a região ainda tem muito a avançar em gestão e o modelo de excelência em gestão pode ser um caminho.

“Gestão se faz com planejamento, execução, avaliação e monitoramos das políticas executadas, ainda pecamos muito nesses quesitos. Temos que sair do senso comum, e olhar para a organização como um todo, tendo em vista, um caminho rumo ao profissionalismo”, diz.

Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do Planalto Norte, continue acompanhando as mídias sociais da Amplanorte.