You are currently viewing Canoinhas suspende Serviços públicos por causa da chuva

Canoinhas suspende Serviços públicos por causa da chuva

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Chuvas em Canoinhas: cancelado atendimento médico, aulas e coleta de reciclável no interior

Serviços públicos na área rural foram suspensos por causa de alagamentos nas estradas

 

O comprometimento dos acessos às comunidades interioranas de Canoinhas é o principal problema ocasionado pela chuva que quase não dá trégua na região. Por isso o Governo do Município cancelou o atendimento médico, aulas e a coleta de reciclável no interior nos próximos dias.

 

Até o momento, há registro de problemas de alagamento nos acessos às localidades do Salto D’Água Verde, Anta Gorda, Taunay, Rio do Pinho, Matão, Fartura e Arroios.

 

A balsa de Paula Pereira também está com atividades suspensas.

 

O Dia do Peso que aconteceria neste sábado, 1º, foi transferido para o dia 15 de junho. A segunda edição do Canoinhas Sunset foi cancelada e nova data será agendada.

 

*Aulas*

Desde a manhã desta sexta-feira, 31, não está tendo aula na escola Alberto Wardenski, no Salto D’Água Verde. Na segunda-feira não haverá aula nas seguintes escolas: Achilles Pazda (Rio do Pinho), Benedito Terézio de Carvalho (Felipe Schmidt), Maria Izabel de Lima Cubas (Rio da Areia do Meio), Escola da Barra Mansa, Guilhermina Veiga Ferreira (Arroios) e nos CEIs Deckla Prust (Salto D’Água Verde), Santa Bárbara (Rio dos Pardos) e Extensão do Rodolfo Linzmeier (Felipe Schmidt). Além disso, não haverá aulas no perímetro urbano no AABB Comunidade e as do contraturno do Senai na segunda-feira (aquelas aulas pagas pelo município aos alunos da rede municipal de educação).

Hoje à tarde quem for para as escolas será atendido pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação. Haverá transporte na segunda-feira onde houver acesso.

 

*Atendimento médico*

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas cancelou o atendimento nas Unidades de Saúde do interior: hoje não haverá atendimento em Felipe Schmidt. Na segunda-feira estão cancelados os atendimentos em Barra Mansa e Arroios e os de terça que seriam realizados em Paciência dos Neves, Fartura e Anta Gorda em função das dificuldades e impossibilidade de acesso, tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde. É por isso que serão reforçados os atendimentos médico e de enfermagem na Unidade Básica do Centro. Em situações emergenciais a população pode acionar o Samu pelo 192 ou Bombeiros pelo 193.

 

*Coleta de reciclável*

A Secretaria do Meio Ambiente informa que não haverá coleta de lixo reciclável no distrito de Felipe Schmidt e demais localidades programadas para este final de semana: Alto do Frigorífico, Assentamento, Bonetes, Campo das Moças, Caraguatá, Cerrito, Erval Bonito, Estação Paciência, Fartura de Cima, Lageado, Paciência dos Neves, Santo Antônio, Valinhos/Figua.

 

 

*Grac*

O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) se reuniu hoje na prefeitura e está em alerta. “Não vamos acionar o Plano de Contingência por enquanto, mas estamos com tudo preparado caso seja necessário agir nas próximas horas ou no final de semana, pois a previsão é de chuva e o Rio Canoinhas continua subindo”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Dario Gravi Gonçalves.

 

Participaram do encontro secretários e gestores municipais e representantes de instituições como Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Casan. Caso o Plano de Contingência seja acionado, o comando será feito no 3ºBatalhão de Polícia Militar e boletins informativos serão enviados à imprensa e divulgados via assessoria de imprensa da prefeitura de Canoinhas para evitar a propagação de notícias falsas. “Todos estamos prontos para agir. À tarde iremos até as localidades do interior para verificar novamente os acessos e prioridades”, informa o vice-prefeito Renato Pike, que conduziu os trabalhos na manhã desta sexta.

 

Guarnições dos bombeiros e polícias militar e ambiental estão em prontidão para o deslocamento em locais de difícil acesso.

 

Por causa dos alagamentos e das condições das estradas, o Grac solicita que veículos de carga não trafeguem pelas ruas do interior – com exceção dos caminhões carregados com produtos perecíveis.

 

A previsão do Ciram é para a permanência da chuva para o Planalto Norte acumulando totais em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas.

 Assessoria de Comunicação Canoinhas