Com um investimento superior a R$ 30 milhões, o Governo do Estado e CASAN entregaram nesta terça-feira (13), a primeira etapa do Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Canoinhas, município localizado no Planalto Norte de Santa Catarina. A inauguração aconteceu junto à Estação de Tratamento de Esgotos, localizada na Rua Júlio Budant Neto, s/n, próximo ao SESC Ler.
Aproximadamente 9 mil moradores de 56 ruas da área central do município são beneficiados nesta primeira etapa do SES Canoinhas. A rede coletora de esgoto possui cerca de 50 quilômetros e a Estação de Tratamento (ETE), moderna, e de modelo compacta, tem capacidade para depurar 40 litros de esgoto por segundo. O Sistema vai proporcionar uma cobertura de 29% de coleta e tratamento de esgotamento sanitário para a cidade.
O recurso para implantação do SES Canoinhas foi obtido pela CASAN junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e integra o planejamento que prevê 1,6 bilhão somente para obras de esgotamento sanitário em diversas cidades catarinenses. Atualmente a Companhia executa obras de esgoto em mais de 30 cidades. A meta é levar Santa Catarina a um dos primeiros lugares do ranking de saneamento até 2020.