Um grupo de nutricionistas que trabalham com alimentação escolar em municípios do Planalto Norte catarinense passou por capacitação em panificação nutracêutica. A capacitação foi ministrada pela Epagri no seu Centro de Treinamento de Itajaí (Cetrei) entre os dias 22 e 23 de março. Elas aprenderam a fazer pães, bolos, pizzas, biscoitos e outras receitas que incorporam plantas bioativas e que poderão ser incluídas na alimentação escolar dos municípios, com objetivo de oferecer aos estudantes produtos saudáveis e também enriquecidos com essas plantas ricas em nutrientes e substâncias bioativas.
As nutricionistas capacitadas compõem o Colegiado de Nutricionistas da Amplanorte, que é assessorado pela Epagri há quatro anos. Telma Tatiana Köene, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Mafra e coordenadora da ação, explica que a ideia é enriquecer a alimentação escolar na região.
A parceria entre a Epagri e o Colegiado de Nutricionistas busca também encurtar a distância entre agricultores familiares e os responsáveis pela alimentação escolar nos municípios, oferecendo aos alunos produtos seguros, frescos e característicos das regiões em que moram. Outro benefício da compra da agricultura familiar é que os recursos dessa aquisição ficam no próprio município ou na região.