O município de Mafra já está preparado para a campanha de vacinação contra a Influenza deste ano, que acontece no período de 16 de abril a 25 de maio. No dia 05 de maio, dia da mobilização nacional, as salas de vacinas locadas nas Unidades de Saúde da Família estarão funcionando no horário das 8 às 17 horas e nos demais dias, os horários de atendimento serão os normais de cada unidade.
Alvo da campanha
No período de 16 de abril a 25 de maio, a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta para este ano é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Vale destacar que o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.
Orientações
A enfermeira Francesli Pereira, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Mafra, orienta a toda população que para sistematizar o atendimento a estes grupos, as pessoas devem ter em mãos a carteira de vacinação. “A carteirinha de vacina é um documento importantíssimo e ao comparecer na unidade de saúde a mesma deve ser apresentada”, enfatizou. Para os professores das escolas públicas e privadas será necessária apresentação de declaração da instituição de ensino no qual trabalha e/ou documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Tétano, difteria e coqueluche
Este ano, Santa Catarina lança junto à campanha de vacinação contra a influenza a intensificação da vacinação contra o tétano e difteria em maiores de sete anos e coqueluche (dTpa) nas gestantes. No período de 2016 e 2017 foram registrados 147 casos de coqueluche no Estado, sendo 46% destes em crianças menores de 1 ano. O Programa Nacional de Imunização implantou em 2014 a vacina dTpa para gestantes (uma dose a partir da 20ª semana de gestação). Esta medida visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche.
Já com o objetivo de resgatar pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto para o tétano, serão ofertadas vacinas contra tétano e também contra difteria (dT) para os indivíduos a partir dos 10 anos. ”A única maneira de evitar casos de tétano acidental é por meio da vacinação, na qual o indivíduo deve receber três doses da vacina”, explicou a enfermeira. Ela destacou que na população acima de 60 anos a taxa de abandono é alta, portanto, a intensificação da vacina.
Saiba onde se vacinar
Mafra conta com 10 salas de vacinas locadas nas Unidades de Saúde da Família:
- ESF Ben. Ulla Schneider- Jardim América – Rua José Reitmeyer, s/n. 3642-9291
- ESF Ricardo Gregório – Vila Nova – Rua Carlos Urbanite, s/n. 3642-7124
- ESF CAIC – Avenida das Rosas, 6377 – Vila das Flores. 3642-5586
- ESF Ben. Ana Zilda Ruthes – Espigão do Bugre – Rua Ramiro Ruthes, s/n. 3643-5162
- ESF Central – Marechal Floriano Peixoto, s/n. – 3642-7775
- ESF Guilherme Ganzert – Faxinal – Rua José Stoebel Filho s/n – 3643-1008
- ESF Edvino Hable – São Lourenço – Estrada Geral São Lourenço – 3643-6074
- ESF Ben. José Tauscheck – Vista Alegre – Rua Tupinambás, s/n. 3642-8005
- ESF Vereador Edson Luiz Schultz – Restinga – Rua Cirineo Mota Espesin esq. c/ Ben. Paulo Tavares – 3645-1033
- ESF Juventino Haas Petters – Bela Vista dos Sul – Rua Primitivo Peters, s/n. 3642-8678.
Prevenção conta gripe
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. O compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, canetas, teclados de computador, por exemplo, também contribui para a transmissão. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.
Sintomas
Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.
—
Prefeitura de Mafra /Assessoria de Comunicação
Deise Rocha – Diretora de Gestão Administrativa