O Governo do Município de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu colocar fim às filas das madrugadas nas unidades básicas de saúde do perímetro urbano da cidade graças à reorganização do processo de trabalho das equipes. Por meio do atendimento por acolhimento, houve humanização no atendimento com garantias de acesso aos serviços de saúde.
E esta mudança no modo de gerenciar a Saúde deu tão certo que o modelo canoinhense está servindo como referência a outros municípios. Na semana passada, equipe de profissionais da cidade de Luis Alves esteve em Canoinhas para acompanhar a rotina de trabalho nas unidades básicas.
Os luizalvenses conheceram o trabalho durante workshop voltado à saúde que reuniu profissionais de todo o estado em Mafra no final do ano passado. “Marcamos a data e eles vieram conhecer a nossa experiência”, conta a enfermeira Grasielly Cristina Alves, que intermediou a vinda da equipe para Canoinhas.
De acordo com a secretária de Saúde, Zenici Dreher Herbst, profissionais de São Bernardo do Campo/SP também fizeram contato para conhecer o modo como trabalhamos. “É um orgulho para nós sabermos que nossas ações estão servindo como referência a outros municípios”.
Zenici destaca que o atendimento por acolhimento, além de trazer maior conforto aos pacientes, também traz benefícios aos profissionais de saúde: “não há mais aquele tumulto na nas unidades como se via até 2016. Com a condição do trabalho favorecida, os profissionais atuam mais motivados também”.