Nesta quarta-feira, 28, os municípios recebem a terceira e última parcela do Fundo de Participação dos Municípios – FPM referente a fevereiro. Segundo cálculos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com este montante, que será de R$ 88 milhões em valores brutos, os municípios terão recebido no mês de fevereiro R$ 412 milhões, ou seja, 9,89% a mais do que o valor recebido em fevereiro de 2017. Se considerados os efeitos da inflação do período (IPCA 2,85%), o crescimento real foi de 6,78%.
Em termos nominais os valores de fevereiro ficaram 1,89% acima da estimativa inicial da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, a previsão da STN era de um crescimento de 7,80%. No entanto, para os próximos meses a expectativa é de um crescimento bem menor, de 3,30% em março e 4,60% em abril. “Vale ressaltar que todos os valores podem não se confirmar devido ao momento de instabilidade econômica que ainda vigora no país”, informam os economistas da FECAM, Alison Fiuza e Apoena Santos.
No acumulado do ano, considerando-se os valores repassados entre janeiro e fevereiro, o acréscimo foi de 8,26% em termos nominais com relação ao ano anterior.
Confira aqui o estudo completo do FPM.
Confira aqui os valores por municípios.