You are currently viewing Secretário da Agricultura de Canoinhas discute com entidades alternativas para abastecimento de milho

Secretário da Agricultura de Canoinhas discute com entidades alternativas para abastecimento de milho

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Maior comprador de milho do país, Santa Catarina pensa em alternativas para abastecer o setor produtivo de carnes do estado. O secretário de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, Edison Kuroli, participou das discussões sobre a temática na semana passada durante o Fórum Mais Milho, que reuniu lideranças do agronegócio, em Concórdia.

“Temos uma safra prevista em 2,4 milhões de toneladas de milho e um consumo de seis milhões de toneladas por ano. Estamos passando pelo maior déficit da história e precisamos pensar em estratégias para isso”, comenta Kuroli.

 

Rota do Milho

Uma das alternativas para Santa Catarina é trazer milho do Paraguai. Uma nova rota ligando Paraguai a Dionísio Cerqueira pode fazer com que o frete diminua em até 70%. Caso a Rota do Milho se concretize, o milho estará a 354 km de Dionísio Cerqueira, onde já existe um serviço de aduana, e a 555 km de Chapecó, maior centro de consumo do grão em Santa Catarina. Quase metade do trajeto feito pelos caminhões que trazem milho do Mato Grosso, por exemplo. Santa Catarina já importa milho do Paraguai, porém em uma rota mais longa, passando por Foz do Iguaçu.

 

 

*com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca