Ações governamentais foram fundamentais para que trabalho na cooperativa não fosse interrompido
“Nós só temos a agradecer o que vocês estão fazendo por nós”. A frase é do presidente da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Canoinhas, Edson Castilho. O sentimento dele e dos demais membros do Recando da Reciclagem é um só: gratidão ao Governo do Município. “Se não fosse todo este apoio não estaríamos aqui hoje”.
Graças ao trabalho do Governo do Município de Canoinhas, realizado especialmente pelas secretarias do Meio Ambiente e da Habitação, puderam tomar posse os membros da diretoria da cooperativa na tarde desta quinta-feira, 22.
No início do ano passado a Cooperativa estava abandonada e corria o risco de fechar as portas. “Com o apoio da prefeitura nossa renda subiu de R$180,00 para R$1.300”, comemora Castilho.
Prefeito Beto Passos, o vice Renato Pike e os secretários Hilário Kath e Ivan Gomes da Silva acompanharam a posse realizada nesta quinta. “Cada ação que fazemos deve fazer a diferença na vida de vocês e é isso o que estamos fazendo desde o ano passado”, disse o vice Renato Pike.
A vontade de fazer acontecer e a confiança no trabalho das secretarias municipais foram destacadas pelo prefeito Beto Passos: “obrigado por confiarem em nós. Nossa alegria é ver este lugar sendo transformado e você melhorarem a qualidade de vida de vocês”.
O ato também foi acompanhado por policiais militares ambientais. O comandante da 3ª Companhia de Canoinhas, Christopher Rudolf Froehner, disse que o trabalho realizado na cooperativa torna cada membro um “agente ambiental”: “o nosso mundo precisa de exemplos como os senhores. Nós ficamos lisonjeados por podermos contar com o trabalho de vocês”.
Algumas das ações realizadas para chegar a este momento foram articuladas por uma assistente social contratada pela prefeitura. “Inicialmente fui chamada para atuar junto às famílias que vivem no Vila Verde, mas como fazem parte da cooperativa, a secretaria da Habitação permitiu que trabalhasse diretamente com os recicladores. Todo este apoio da prefeitura foi essencial para garantir que vocês tenham um espaço digno de trabalho”, disse a assistente social do projeto técnico-social Patrícia P. Freitas.