Canoinhas fecha 2017 com saldo positivo na geração de emprego

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Depois de passar dois anos demitindo mais do que contratando, o Município de Canoinhas voltou a fechar o ano no azul. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira, 26, pelo Ministério do Trabalho, Canoinhas criou 167 novas vagas no ano passado.  

 

Além da recuperação da economia, o trabalho que vem sendo realizado pelo Poder Público no apoio às empresas locais influenciou este resultado na avaliação do prefeito Beto Passos: “estamos trabalhando em conjunto com a iniciativa privada e essa segurança apresentada aos empregadores faz com que a criação de novos postos de trabalho aconteça. Deixo meu cumprimento especial a todos os empreendedores que acreditam em Canoinhas”.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Machado, lembra que semanalmente o posto do posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que é gerenciado pela prefeitura, oferta novas vagas. “Além disso, fizemos mais de 1.600 carteiras de trabalho em 2017 e auxiliamos a formalizar mais de 200 microempreendedores individuais. Os dados do Caged, aliados ao nosso balanço interno, mostram que Canoinhas está desenvolvendo e crescendo acompanhando a retomada da economia do País”, afirma. Balanço positivo sobre as vendas do Natal divulgado na semana passada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas (Sindilojas) também apontam para este crescimento.

 

Os setores da indústria de transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio e serviços criaram mais do que demitiram em Canoinhas no ano passado. Tiveram saldo negativo as áreas da administração pública, agropecuária e extrativista mineral.

 

Machado destaca também que, além da valorização das empresas locais que estão sendo ouvidas pelo Governo do Município por meio das suas representantes, outro fator que influencia na geração de empregos é a movimentação econômica gerada “pelos eventos promovidos e pela melhoria constante dos produtos e serviços de nossa cidade”.

 

Canoinhas está na contramão do Brasil. 2017 foi o terceiro ano consecutivo de saldo negativo. Com um saldo de 29.441 vagas, Santa Catarina foi o estado que mais gerou emprego no país em 2017. Os números representam a diferença entre contratações e demissões de profissionais com carteira assinada.