You are currently viewing Entidades se reúnem para discutir mobilização para Conferências Municipais de Educação

Entidades se reúnem para discutir mobilização para Conferências Municipais de Educação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Por iniciativa da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, representantes do Fórum Estadual de Educação; Secretaria de Estado da Educação; União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC e do Colegiado Estadual de Educação reuniram-se quinta-feira, 25, para estruturar de forma colaborativa a organização e orientação aos Municípios sobre às etapas municipais da 3° Conferência Nacional de Educação. O tema deste ano será a “Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Conforme o calendário anunciado pelo Fórum Nacional de Educação e validado pelo Fórum Estadual de Educação, até abril de 2018 serão realizadas as conferências municipais/intermunicipais de Educação. Nos dias 23 e 24 de julho de 2018 acontecerá a Conferência Estadual de Educação e em novembro está previsto o encontro nacional, em Brasília. 

A assessora em educação da FECAM, Raquel Rodrigues, destaca que o objetivo da entidade municipalista neste momento é de informar o período de realização das Conferências Municipais para que os municípios possam, desde já, se organizarem. “A FECAM e as Associações de Municípios, em posse de todas as informações e deliberações do Fórum Estadual de Educação, encaminharão aos Municípios e realizarão o devido apoio técnico, para que as Conferências sejam um espaço qualificado de debate e proposição de políticas públicas”, enfatiza.

Na oportunidade os membros presentes na reunião e que compõem a atual gestão do Fórum Estadual solicitaram a FECAM que encaminhem um pedido para garantir assento da entidade no Fórum Estadual de Educação.

Participaram da reunião Cássia Ferri, presidente do Fórum Estadual de Educação; Elza Moresco, secretária de Estado da Educação em exercício; Edna Corrêa Batistotti, Osmar Matiola, Plauto Mendes, membros da Secretaria de Estado da Educação e do Fórum Estadual de Educação; Bruna Carvalho, assessora de comunicação da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC; Alex Tardetti, secretário de Educação de São Lourenço do Oeste; e Gilmara da Silva, consultora em Educação da AMFRI, representante do Colegiado Estadual de Educação da FECAM.  O diretor executivo da entidade, Rodrigo Guesser, acompanhou parte da discussão. 

CONAE 2014 – Em 2014, quando aconteceu a II Conferência Nacional de Educação, Santa Catarina se movimentou para as discussões e contabilizou 275 Conferências Municipais e 21 Intermunicipais.