Coletores de recicláveis precisam fazer cadastro na prefeitura de Canoinhas

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Registro faz parte do processo de regulamentação da coleta de material reciclável; cadastro deve ser feito também por coletores de outros municípios

 

Quem trabalha coletando material reciclável em Canoinhas tem até o dia 28 de fevereiro para fazer cadastro junto à prefeitura do Município. Este é um dos primeiros passos do processo de regulamentação da coleta de material reciclável na cidade que está sendo feito pelo Governo do Município, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social, com o apoio da Câmara de Vereadores.

 

O cadastro pode ser feito na prefeitura, nas secretarias de Assistência Social ou do Meio Ambiente. Também é possível cadastrar-se nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Segundo o secretário do Meio Ambiente, Hilário Kath, todos que fazem a coleta em Canoinhas devem fazer o cadastro, mesmo os que vivem em outros municípios como Três Barras.

 

Na inscrição, o profissional informará dados pessoais, familiares e sobre seu trabalho com o material reciclável. Estas informações servirão para que o Governo do Município possa traçar diagnóstico sobre a coleta de material reciclável na cidade e regulamentar a atividade. “Com esta regulamentação serão expedidas carteirinhas de identificação destes trabalhadores de maneira que só poderá atuar no Município quem cumprir a legislação”, explica Kath.

 

A proposta é zerar problemas como maus tratos aos animais e também impedir a exploração do trabalho infantil: “é por isso que estamos fazendo este trabalho em conjunto”, destaca Cintia Aguiar. A Câmara de Vereadores apoia a iniciativa e está trabalhando em conjunto para que o município tenha legislação adequada na área.