O Governo do Município de Canoinhas busca a autonomia das famílias usuárias da política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Em 2017, mais de 714 adolescentes, jovens e adultos participaram de palestras e oficinas de sensibilização por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho.
Segundo a secretária Cintia Müller de Aguiar, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.
“Levamos informação e motivamos o público a buscar oportunidades nos equipamentos da assistência social, escolas e entidades. Todas as unidades dos Cras receberam os eventos e Creas. Alunos das escolas Irmã Maria Felícitas e do colégio Agrícola também foram beneficiados. Fizemos estas oficinas de sensibilização também na Apae, ACD e Apoca”, explica Cintia.
A secretária lembra que o desenvolvimento de habilidades pessoais e orientação para o mundo do trabalho passa pelo acesso à informação sobre oportunidades presentes em Canoinhas. “Também são momentos que possibilitam o reconhecimento das potencialidades onde as pessoas são despertadas ao interesse em participar ativamente desse mundo. Nossa política de Assistência Social não está focada em dar o peixe, mas em ensinar a pescar”.
Os usuários da Assistência Social são sujeitos de direitos e a inserção no mundo do trabalho é um direito que está sendo assegurado pelo Governo do Município. “Além de oficinas de sensibilização, ao longo de 2017, realizamos diversas oficinas com nossos usuários. Tivemos várias atividades como workshops motivacionais, automaquiagem, culinária, artesanato, economia doméstica”, exemplifica.