You are currently viewing Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense é realizado em Canoinhas

Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense é realizado em Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Cadeia produtiva e comunidade de todo Planalto Norte Catarinense estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, para o Simpósio da Indicação Geográfica (IG) do Planalto Norte Catarinense para Erva-mate. O evento foi realizado na Associação dos Servidores Públicos do município de Canoinhas (Asemca), durante todo o dia. “Esse evento buscar divulgar a importância e promover a Indicação Geográfica desse produto tão importante que é a erva-mate”, destaca o engenheiro agrônomo da Epagri Canoinhas e também coordenador do Projeto IG no Planalto Norte, Gilberto Neppel.

O Simpósio foi formado por palestras, atividades artísticas, culturais e degustação de produtos derivados da erva-mate. As palestras discutiram diversos assuntos, como desenvolvimento territorial, associativismo, características ambientais, econômicas, perspectivas e desafios da erva-mate na região. Foi também lançado um documentário que está sendo produzido pela Epagri e que está dividido em quatro blocos: o território do Planalto Norte catarinense, a história da erva-mate, a erva-mate e os produtos desenvolvidos a partir dela e por último a IG.

 

O evento ainda contou com uma exposição de 90 banners, que retratam diversos temas relacionados ao território da IG, entre eles as cachoeiras, as ervateiras, a história do território e da erva-mate, as estações ferroviárias, os municípios que compõem o território, além de mapas diversos. Após o Simpósio, esses banners vão percorrer as escolas da região para mostrar aos estudantes as singularidades locais e a importância da IG da erva-mate para valorização e manutenção da cultura e tradições locais.

 

O Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense para erva-mate é realizado pela Epagri e pela Associação de Produtores de Mate do Planalto Norte Catarinense (Aspromate), com apoio do Sindicato das indústrias de Mate do estado de Santa Catarina (Sindimate). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o principal financiador de todo o processo de busca da IG.

 

Palestras:

Engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto da Indicação Geográfica (IG) do Planalto Norte Catarinense (PNC), Gilberto Neppel falou sobre: Contextualização da IG da Erva-mate.

Historiador Fernando Tokarski: falando sobre História da erva-mate no PNC.

Denilson Dortzbach da Epagri/ Ciram: Caracterização ambiental e delimitação da IG do PNC.

Léo Teobaldo Kroth da Epagri: Caracterização socioeconômica da IG do PNC.

Anésio Cunha Marques: Caracterização da paisagem da erva-mate.

Extensionista da Epagri, Camila Croge: Perfil sensorial da erva-mate do PNC

Jamile Milan, da Aprovale: Desenvolvimento territorial e Indicação Geográfica.

Diretora executiva da ASBANCO, Eliane Cristina Muller: Associativismo.

Presidente do Sindimate, Juliane Seleme: Perspectivas/ desafios do setor da erva-mate.

Autoridades presentes:

Participaram da abertura o prefeito de Canoinhas, Beto Passos e seu vice, Renato Pike; presidente da câmara, Wilmar Sudoski; diretor de extensão da Epagri, Paulo Arruda; presidente do Sindimate, Juliane Seleme; representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Absatecimento, Diogo Pierangeli Carvalho; gerente regional da Epagri Canoinhas e gerente interino da estação experimental, Donato Noernberg; secretário de agricultura de Canoinhas, Edson Kuroli; representando o deputado Antonio Aguiar, o assessor Douglas Alan da Silva; além de diversas autoridades de toda região do Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná.

 

Sobre a Indicação Geográfica da erva-mate do Planalto Norte Catarinense

 

O processo de solicitação da IG para erva-mate do Planalto Norte Catarinense foi desencadeado por uma demanda dos ervateiros da região e vem sendo conduzido pela Epagri. Agora, os estudos, realizados pela Epagri e outras instituições, com levantamento e caracterização de clima e solo, relato histórico da produção, regras que diferenciam a erva-mate da região e outros aspectos, estão em fase de encerramento. Eles serão reunidos em um dossiê a ser entregue no início do ano que vem ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é órgão que decide pela concessão ou não da IG.

A Indicação Geográfica (IG) é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, a erva-mate do Planalto Norte se diferencia das outras pelo paladar suave, que é típico da região, especialmente pelo sistema de produção, conforme explica Gilberto Neppel, membro da comissão organizadora do evento e coordenador do projeto. Na região a planta é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, que aliado às características de solo e clima locais, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países, como o Uruguai, onde ele é amplamente comercializado.

 

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação