O Governo Municipal de Canoinhas não toma decisões ao bel-prazer. Pelo contrário, os interesses da comunidade estão sempre no topo de qualquer altitude. É por isso que esta semana a Secretaria de Educação reuniu diversas entidades para discutir os critérios de acesso de crianças de zero a três anos aos Centros de Educação Infantil.
“Estamos trabalhando para melhorar a Educação em Canoinhas e é por isso que nos reunimos com membros do nosso governo e representantes da sociedade civil organizada para debatermos um novo modelo para que as famílias que realmente precisam tenham acesso às vagas. Tudo está sendo acompanhado pelo Ministério Público que inclusive nos elogiou por estarmos trabalhando desta forma”, destacou o prefeito Beto Passos. O promotor de Justiça André Barbuto Vitorino elogiou o Governo Municipal pelo debate: “este é um momento de vanguarda. Vocês estão construindo um legado. É muito bom ver todo mundo engajado neste universo infantil”.
Em uma iniciativa ousada, o Governo Municipal comprometeu-se junto ao Ministério Público em zerar a fila de espera por vaga para crianças de zero a três anos até 2019. Graças à reorganização administrativa e física de alguns CEIs, o Governo Municipal de Canoinhas já conseguiu abrir 185 novas vagas para alunos de zero a seis anos de idade em 2017. Foram matriculados novos alunos no Mário Edson de Aguiar, Achilles Pazda, Prefeito Antônio Souza Costa e Deckla Prust. “Isto é resultado de uma equipe séria, técnica, apaixonada pelo que faz e com vontade de fazer acontecer. Assumimos o compromisso de criar novas vagas e já estamos cumprindo”, destaca Beto Passos.
O vice-prefeito Renato Pike lembra que, além deste reordenamento administrativo e físico, o início das atividades do CEI Pedro Ivo Oleskovicz, no bairro Piedade, também contribuiu para a matrícula de novas crianças. Até que seja possível zerar a fila, no entanto, o Município está criando regras para que as famílias que realmente precisam sejam contempladas com as vagas disponíveis. “São estes critérios que estamos discutindo de forma inédita aqui na região”, enfatiza o secretário de Educação, Osmar Oleskovicz.