Aconteceu na última terça-feira, 03, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação um encontro entre os agricultores locais, a nutricionista Juliana Herbst Nagano, a Secretaria da Agricultura e Epagri representada pelo extensionista Rural Alexandre Laurani Agarie, Daniel Uba (Coordenador Estadual) e Telma Tatiana Koene (Coordenadora Regional) do Programa de Gestão de Negócios e Mercado.
A reunião teve como objetivo fazer um balanço sobre o ano de 2017. O município prioriza a compra de alimentos da agricultura familiar local. Na alimentação escolar do município temos aproximadamente 10 agricultores envolvidos. Existe o cuidado para que os cardápios sejam elaborados levando-se em conta a produção local e de acordo com a sazonalidade das frutas e verduras produzidas na região.
A aceitação dos alunos nas unidades escolares é ótima e não há dúvidas sobre a importância do fornecimento desses alimentos por partes dos agricultores do município.
O município tem a obrigatoriedade de comprar da agricultura familiar local o mínimo de 30% do repasse do governo Federal. Neste ano de 2017 estamos com um média de 50% da compra sendo da agricultura familiar.
Durante a reunião também já começaram os planejamentos para o fornecimento durante o ano de 2018. A meta é aumentar ainda mais este percentual, pois podemos chegar a 100% comprando dos agricultores locais. Com isso fortalecemos ainda mais a economia local e garantimos o fornecimento de uma Alimentação Escolar de qualidade e com segurança em termos de nutrientes e a não utilização de agrotóxicos.
—
Gilberto Havrelhuk
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Major Vieira