You are currently viewing Governo Municipal de Canoinhas firma parceria para dar destino correto ao isopor

Governo Municipal de Canoinhas firma parceria para dar destino correto ao isopor

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Apesar de não ser considerado material tóxico, o isopor demora bastante tempo para se decompor e é considerado um “problema ambiental”. Quando não vai para reciclagem, o isopor pode provocar diversos prejuízos. Se for destinado ao lixo comum, pode levar, conforme estimativas, 150 anos para se decompor. Nos aterros sanitários, além de ocupar muito espaço e saturar com mais rapidez as áreas destinadas ao lixo, o que exige grandes investimentos públicos para a construção de novos aterros, a compactação causada pelos restos de isopor prejudica a decomposição de materiais biodegradáveis. E se for para lixões, estará deixando seu rastro no ambiente por um longo período de tempo. Se jogado em rios e mares, pedaços do isopor podem ser ingeridas por cetáceos e peixes ao serem confundidas com organismos marinhos, e, muitas vezes, acabam por matá-los.

É por todo este transtorno ambiental que o Município de Canoinhas firmou parceria com empresa Termotécnica que adquire este material. O acordo foi oficializado na semana passada por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A ação faz parte do calendário de comemorações que o Governo Municipal está realizando em setembro para celebrar os 106 anos de Canoinhas. “Afinal, o aniversário de Canoinhas também passa pela preservação do Meio Ambiente”, destaca o prefeito Beto Passos.

Segundo o gerente de sustentabilidade da Termotécnica , Paulo Michels, a empresa joinvilense recicla o isopor e o produto final obtido é aplicado em rodapés e perfis, vasos, solados, decks de piscinas, entre outros. Produtos intermediários são introduzidos na produção da própria Termotécnica, gerando blocos e peças para construção civil.

Canoinhas terá pontos de coleta para que a população possa deixar o isopor que serão levados até a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Canoinhas – de lá, o material segue para Joinville. “Estamos dando um passo significativo para a preservação do nosso meio ambiente”, comenta Passos.

O secretário do Meio Ambiente, Hilário Kath conta que uma reunião será realizada com os empresários para explicar como será feita esta destinação. A população ficará sabendo sobre a coleta por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Canoinhas. “Se todos participarem, com certeza não teremos mais problema com o isopor em nosso municipio”, acredita Kath.