You are currently viewing Governo transfere simbolicamente a capital do estado para Porto União no dia em que município completa 100 anos

Governo transfere simbolicamente a capital do estado para Porto União no dia em que município completa 100 anos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Nas comemorações de cem anos de Porto União, no Planalto Norte catarinense, nesta terça-feira, 5, o governador Raimundo Colombo participou da inauguração da Praça do Centenário Prefeito Victor Buch Filho e fez a transferência provisória e simbólica da capital do estado para o município, conforme Lei 17.612 de 5 de junho de 2017. Colombo também recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade.

“Porto União tem uma bela história, forte, corajosa e cheia de ideal, lutando sempre pelo bem estar, e dá uma grande contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina. Estamos aqui para reconhecer e valorizar todo esse trabalho. O Governo do Estado é parceiro e está a disposição para trabalharmos juntos na busca de mais resultado positivos para nossa população”, disse o governador.

O município conta com 34.551 habitantes, segundo estimativa do IBGE (dados de 2013). Está localizado a 430 quilômetros de Florianópolis, 240 quilômetros de Curitiba e 271 quilômetros de Joinville. Porto União também está a apenas um passo da cidade-irmã União da Vitória, no Paraná. As duas cidades são separadas apenas por trilhos de trem ladeadas pelo Rio Iguaçu.

O prefeito Eliseu Mibach destacou que são cem anos de história, trabalho e luta. “É um momento de glória e de homenagens a todos aqueles que trabalharam para desenvolver Porto União. Hoje, temos uma cidade pujante e que engrandece o nosso Estado. E nosso objetivo é fazer com que nosso município se torne cada vez melhor”, salientou.

O nome da praça é uma homenagem a Victor Buch Filho, que foi prefeito no cinquentenário do município, celebrado no ano de 1967, e que contribuiu para o desenvolvimento e progresso de Porto União. Victor Buch Filho faleceu em maio deste ano. Na praça, será depositada uma cápsula do tempo contendo fragmentos da história do município e só poderá ser aberta daqui 50 anos.

O município, conhecido como Capital Catarinense do Steinhaeger e do Xixo, possui infraestrutura com comércio, serviços e indústrias. Conforme dados da prefeitura, a madeira constitui-se em um pilar econômico importante, com as indústrias de esquadrias e compensados de madeiras representando mais de 30¢ da produção nacional. Também recebem destaques as atividades rurais com a produção de leite, soja e milho.

As comunidades do município foram colonizadas por alemães, italianos, ucraniano, poloneses e suíços. Eventos tradicionais como a Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo, a Bergbauernfest – Festa do Colono da Montanha, a Festa do Peixe e a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, levam as pessoas às ruas para apreciarem gastronomia, músicas e danças típicas dos grupos folclóricos das variadas etnias que compõem a população.

“Hoje é dia de agradecimento a todos que nos antecederam e que ajudaram a construir Porto União. E que venham muitos outros centenários”, destacou o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti.

 

Título de cidadão Honorário

No Clube Recreativo 25 de julho, o governador Raimundo Colombo foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Porto União. A proposta foi do vereador Christian Martins e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. A honraria é concedida em reconhecimento à prestação de serviços relevantes ao município.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Elisabety Borghelotti

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)

e-mail: bety@secom.sc.gov.br

 

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação