As reformas para reparar os danos do incêndio na EEB Francisco Izabel, em Mafra, começaram na última sexta-feira, 1. O gerente de infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Célio Leandro Sarmento, vistoriou as obras nesta terça-feira, 5, e constatou que o forro tanto do corredor de entrada quanto da secretaria já tinham sido trocados, sendo que os funcionários trabalhavam, no momento, na troca do piso. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final da próxima semana, dia 15.
Sarmento disse que a liberação e o início das obras se deram com celeridade e eficiência. “Este é um passo importante para que toda a comunidade escolar possa superar este evento”, destacou Sarmento.
“Com muita agilidade, o Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Educação e da ADR de Mafra, está recuperando os ambientes que foram avariados pelo incêndio criminoso. É nossa obrigação enquanto gestores públicos darmos condições para que os nossos alunos e os nossos profissionais da educação possam exercer as suas atividades”, declarou o secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder.
O incêndio atingiu a escola na madrugada de sábado, 26 de setembro. Ao realizarem o atendimento, os bombeiros identificaram três focos, sendo que o de maior proporção, na secretaria, atingiu móveis, equipamentos e o forro de pvc. No segundo foco de incêndio os bombeiros presenciaram forte cheiro de gasolina, além de notarem que a porta de acesso ao corredor encontrava-se arrombada. Tais fatores reforçaram a hipótese do evento ser criminoso, mas somente após o laudo do IGP é que os motivos do incêndio serão confirmados.
Na segunda-feira seguinte à ocorrência, 28 de setembro, alunos, professores e servidores da escola realizaram uma passeata em protesto contra a violência, que sensibilizou a população da cidade.
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação – ADR Mafra