O desenvolvimento de uma atividade passa pela busca de conhecimento em locais e com pessoas que sejam referência. Sabendo disso é que a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, com apoio da Epagri, realizou visita técnica neste mês em São Ludgero, Sul Catarinense. O município é o que mais produz ovos em Santa Catarina.
A visita foi realizada porque cooperados da Consol em breve iniciarão a produção de ovos no sistema semiextensivo colonial. Além da criação de galinhas de postura, haverá uma unidade de beneficiamento de ovos e derivados na localidade do Salto D’Água Verde.
“A Prefeitura, aqui por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, apoia a diversificação de atividades na agricultura familiar, a produção de alimentos, o desenvolvimento sustentável, e os grupos organizados”, enfatiza o secretário Edison Kuroli.
De acordo com a veterinária Juceli Mastey, que acompanhou o grupo, a viagem serviu para a troca de experiências e busca de informações, atualização referentes ao manejo, sanidade, controle do ambiente, nutrição, alimentos alternativos, entre outros assuntos de importância nesse tipo de sistema semi-intensivo de produção que estará sendo adotado pelos produtores. “Este sistema vem ao encontro com as normas de bem-estar animal sendo possível a valorização do produto final perante os consumidores e o desenvolvimento da agricultura familiar do município de Canoinhas”, explica Juceli.