As talas de gesso de imobilização de fraturas podem estar com os dias contados. Um grupo de alunos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está desenvolvendo um projeto para confecção de imobilizadores em impressoras 3D, para substituição do gesso convencional. Trata-se do ExoCare, projeto criado pelos alunos Daniel Frutos, Diego Nobrega, Aldir Cerutti e Gabriel Moreschi, com orientação do professor Lucas Bueno.
Por ser mais leve e permitir a higienização adequada, este novo modelo de imobilizador traz muito mais conforto aos pacientes, além de ser esteticamente mais bonito. “E como é feito sob medida, ele também auxilia no tratamento”, explicam Daniel, Diego, Aldir e Gabriel.
O ExoCare tem ainda as vantagens de ser ambientalmente sustentável e financeiramente acessível, já que as impressoras 3D e o material adequado são de mais fácil acesso do que antigamente. “O principal desafio da inovação proposta está no software de mapeamento e de criação dos modelos dos protótipos, que é onde entramos, fazendo a conexão com o que estudamos no nosso curso”, contam os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O projeto dos alunos do Câmpus Canoinhas está participando de dois concursos de inovação, em que foram classificados para as fases finais: o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2017 e o 10º Concurso Universitário de Negócios Inovadores do Sebrae/SC. “Estou muito orgulhoso dos alunos e sei que merecem estar na final, pois trabalharam bastante no projeto e estão superando várias dificuldades”, elogia professor Lucas Bueno.