A segunda edição do “Família no Parque” acontece no primeiro domingo de agosto. Servidores da Prefeitura de Canoinhas e parceiros de várias entidades estão mobilizados para receber os participantes a partir das 9h com uma programação completa para toda a família. Pela manhã do dia 6, alunos das escolas Alberto Wardenski, Maria Lovatel Pires, Frei Fabiano, Nathan Zugmann e Cecília Meireles sobem ao palco do Centro de Eventos do Parque. Os grupos de dança “Viver a Vida” e “Urban Style” também vão fazer apresentações durante a manhã.
A Associação de Pacientes Oncológicos de Canoinhas (Apoca) e Associação Catarinense de Deficientes (ACD) e o CEI Pedro Oleskovicz venderão cachorro quente, boi ralado, cuca, x-salada e x-burguer, pastel e refrigerante. Um espaço especial está sendo preparado para a criançada no ginásio de esportes. “Cada uma vai receber um crachá. Elas serão monitorados pela equipe do Magistério do Santa Cruz”, conta o professor Osmar Oleskovicz, o coordenador desta edição. Haverá pintura facial, oficina de gira-gira e sachê, jogos de desafio, brincadeiras cantadas, atividades pedagógicas, pintura de desenho informativos sobre a cidade e brinquedo inflável. O SESC, Sesi, Curso de Pedagogia da UnC e as secretarias de Assistência Social e Planejamento também serão parceiros nestas atividades.
A Universidade do Contestado vai levar para o “Família no Parque” várias atividades: acuidade visual, divulgação dos projetos do hospital veterinário, aferição de pressão arterial, coleta de medicamentos vencidos e diversas orientações (sobre o uso racional de medicamentos, sobre o processo de preparação e utilização de chás). Os participantes também serão orientados sobre construção civil pela Secretaria de Planejamento e ainda receberão orientações para realização de atividades físicas por parte da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL).
A ONG Anjos de Patas também vai participar com feira de adoação de cães, venderá livros e docinhos. O Sesi e a Med Prev farão atividades de promoção da saúde.
Quem for ao parque poderá passear de charrete, ganhar sementes para horta e tomar um bom chimarrão oferecido pelas ervateiras parceiras e poderá conferir várias exposições: artesanato, sobre o Pá-kua, da FMEL, de carros antigos. As churrasqueiras estarão liberadas, mas cabe ao participante trazer a carne e utensílio.
“Na primeira edição, todas as churrasqueiras foram ocupadas e isso mostra que o canoinhense compreendeu o espírito da atividade, por isso novamente convidamos as famílias a se reunirem no Parque de Exposições”, comenta o prefeito Beto Passos.
Durante toda a tarde haverá apresentações culturais no palco principal que estão sendo organizadas pela Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer. Quem quiser participar deve fazer sua inscrição na fundação. O telefone para contato é (47) 3622 0609.
Programação Família No Parque
Apresentações culturais, passeio de charrete, distribuição de sementes para horta, rodas de chimarrão, panfletagem informativa sobre construção civil, exposição de artesanatos, orientações de atividades físicas e sobre Pá-kua, feira de adoção de cães, promoção de saúde, avaliação corporal, massagem, exposição de carros antigos
Apresentações dos alunos das escolas
Alberto Wardenski, Maria Lovatel Pires, Frei Fabiano, Nathan Zugmann e Cecília Meireles
Apresentações de dança
Grupos “Viver a Vida” e “Urban Style”
Gastronomia
Cachorro quente, boi ralado e cuca (Apoca)
X-salada e x-burguer (ACD)
Pastel e refrigerante (CEI Pedro Oleskovicz)
Espaço da Criança (Sesc, Cesc, UnC, Sesi, Secretaria de Assistência Social e Planejamento)
Pintura facial, oficina gira-gira, sachê, jogos de desafio, brincadeiras cantadas, brinquedoteca, atividades pedagógicas, cama elástica, brinquedo inflável, pintura de desenhos informativos sobre a cidade
Atividades da UnC
Acuidade visual, divulgação dos projetos do hospital veterinário, aferição de pressão arterial, coleta de medicamentos vencidos e diversas orientações (sobre o uso racional de medicamentos, sobre o processo de preparação e utilização de chás).