Na manhã desta sexta-feira (7) secretários de agricultura e veterinários dos municípios que compõem a AMPLANORTE e também de Rio Negrinho e Matos Costa reuniram-se em Canoinhas, no Centro de Treinamento da Epagri para discutir inspeção sanitária municipal; sistema de gestão do movimento econômico; falta de emissão de nota fiscal da atividade leiteira e assuntos gerais.
Donato Noernberg e Waldemiro Sudoski, da Epagri, explanaram sobre o Termo de Referência do Planorte Leite e sobre a consultoria contratada para realizar estudo de mercado de produtos lácteos no planalto norte e em todo o litoral norte, além de estudo de viabilidade de uma ou mais agroindústrias na região – estudo este contratado com recursos do SC Rural.
Foi comentado sobre o potencial da região para produzir o melhor leite e para produtos diferenciados. Os próximos passos são traçar a estratégia futura do projeto, tirar dúvidas, entre outros assuntos. Os técnicos lembraram que haverá um evento regional em Mafra em setembro sobre o Planorte Leite, com concurso de teor de sódio do leite.
O Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa destacou a inspeção sanitária, com um breve histórico sobre o SUASA. A intenção é que os municípios regulem os serviços para adequar às regras sanitárias e poderem um dia equiparar com a legislação federal, podendo assim vender os produtos locais para todo o Brasil. Será formado um colegiado de médicos veterinários para discutir este e outros assuntos. Daniel lembrou também que os Secretários têm acesso ao SIGMOVEC, sistema que faz a gestão da nota do produtor e que devem ficar atentos à emissão e às informações prestadas pelos produtores, para que haja retorno do ICMS ao município.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE