Integrar ações entre as mais diversas áreas das prefeituras e entre municípios com objetivos e características em comum é um dos objetivos dos colegiados da AMPLANORTE.
Neste contexto, o Colegiado Microrregional de Nutricionistas da Associação, em parceria com a EPAGRI reuniu-se nesta quinta-feira (6), no Centro de Treinamento da Epagri, em Canoinhas.
Na pauta, estavam a avaliação do Seminário de Gestores da Educação, realizado em Mafra no início de junho; assuntos gerais e a organização das oficinas para a Jornada Pedagógica: Formação Escola da Terra AMPLANORTE, esta realizada em parceria com a Universidade Federal do Estado – UFSC.
A avaliação feita pelos gestores, na opinião das nutricionistas, foi positiva, o que demonstra que o esforço de unir as ações, neste caso na educação, está rendendo planejamentos, troca de experiência produtiva e desenvolvimento da área.
Foi falado, ainda, sobre a capacitação CONVIVA, que deve acontecer em parceria com a Undime e o FNDE em setembro e da parceria com o IFSC para capacitação das merendeiras.
As nutricionistas presentes conversaram bastante sobre como serão realizadas as oficinas durante a continuação da Jornada Pedagógica Formação Escola da Terra Planalto Norte, que acontece entre os dias 17 e 19 de julho simultaneamente em Mafra e Canoinhas. Foram planejadas atividades, perguntas, dinâmicas, entre outras ações que devem integrar os professores participantes e auxiliar no entendimento do que significa prestar atenção na alimentação.
Os cursistas que já participaram dos módulos anteriores da Jornada devem se inscrever na formação e em duas oficinas que serão realizadas no dia 18: uma no período da manhã e outra no período da tarde.
Além das oficinas organizadas pelo colegiado de nutricionistas, a UFSC preparou oficinas com os seguintes temas: Educação Inclusiva: possibilidades e desafios; Inclusão Matemática: Compartilhando saberes e fazeres da turma de Letramento em Matemática da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza de Florianópolis; Roda de conversa sobre povos indígenas e nossas abordagens em sala de aula; Contação de Histórias: nas dimensões da educação; Oficina Educação Alimentar e Nutricional para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Oficina Educação Alimentar e Nutricional para os anos finais do Ensino Fundamental; Teatro no campo: identidade, memória e narrativas da terra; Educação Musical; Tecnologia: possibilidades de estudo em sala de aula; Horta Escolar Agroecológica; Museus de História Natural e o aprendizado para além da visitação; Oficina de História Natural com ênfase em paleontologia; Motivação para aprender; Criação de desenho animado – Stop Motion; Educação e sexualidade; Ritmo e consciência corporal.
As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de julho no link https://goo.gl/forms/bSjeuA2UqURxA3Mo1
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE