Os doadores de sangue papanduveses terão a oportunidade de doar no próximo dia 08 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva levará os doadores até o HEMOSC de Joinville. A saída do transporte está prevista para as primeiras horas da manhã. Os interessados devem confirmar presença na Policlínica pelo telefone 3653-1873.
Doação de Sangue
Durante a doação é retirado aproximadamente 450 ml de sangue, ou seja, não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo. O procedimento dura em torno de 50 minutos, não dói e não apresenta risco para a saúde do doador.
No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para realizar esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior a 50 kg, não estar grávida, estar em perfeitas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo, não ter feito tatuagem recentemente entre outros requisitos.
O intervalo entre as doações para homens é de 60 dias e para mulheres 90 dias.
Por que doar sangue?
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem a tranfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. Lembre-se:
- Sangue não se fabrica artificialmente;
- O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
- A quantidade doada é reposta rapidamente;
- Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
- A doação acontece em ambiente confortável e limpo;
- O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.