O prefeito Beto Passos usou a tribuna da Câmara Municipal para defender a Secretaria de Obras na noite desta segunda-feira, 12. A fala do chefe do Executivo foi acompanhada por servidores que encheram o plenário do Legislativo. Passos iniciou agradecendo a disponibilidade dos servidores da secretaria: “muitos deixaram de estar com suas famílias para servir ao Município de Canoinhas aos finais de semana nos ajudando a fazer uma verdadeira revolução, especialmente no interior. Recebam de forma educada e gentil o meu muito obrigado”. Ele também enalteceu o trabalho de gestão de Gil Baiano: “o senhor está sendo talvez o melhor secretário de obras da história de Canoinhas”.
O prefeito discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pela pasta, em especial a situação das máquinas da secretaria de obras: das cinco patrolas da secretaria, o governo iniciou com duas funcionando (hoje quatro estão em atividade). Das oito caçambas, três começaram o ano em funcionamento. Das quatro retroescavadeiras, duas iniciaram 2017 em operação. Das três escavadeiras hidráulicas, duas estão em condições de uso. “Mas estamos trabalhando para colocar todo este aparato de máquinas em funcionamento”, disse. Comentou ainda sobre a pedreira do Rio do Pinho que estava interditada desde meados de 2016, mas que entrou operação depois de várias tratativas com órgãos ambientais.
O prefeito citou as dificuldades para mostrar que, mesmo com elas, o Governo Municipal está trabalhando para melhorar as vias públicas. “Foram muitos os esforços e muita dedicação especialmente destes funcionários públicos que aqui hoje estão e que hoje são tratados com dignidade, com respeito e que por isso são parceiros”.
Passos usou a tribuna da Câmara para defender o funcionalismo público que ficou entristecido com uma publicação da vereadora Camila Lima feita em seu perfil no Facebook em 7 de de junho, onde a parlamentar cobrava “agilidade” na resolução dos problemas na localidade da Barra Mansa.
O prefeito falou sobre os finais de semana em que a secretaria de Obras trabalhou – inclusive neste final de semana que passou. Citou que aproximadamente metade das estradas já receberam melhorias, mas que em função das condições precárias que estavam não é possível recuperar todos os pontos em cinco meses; de uma única vez. “Nunca na história do Município tivemos servidores trabalhando aos finais de semana. Quer mais agilidade do que essa?”, salientou o prefeito.
Beto Passos lembrou que de forma ousada o Município tornou-se responsável pela manutenção da rodovia estadual. É por isso que hoje está em Florianópolis para mais uma vez cobrar do Governo do Estado a liberação dos recursos para a recuperação da via. Canoinhas já recebeu o maquinário do Estado, mas não o dinheiro.
Ao final, Passos voltou a agradecer os trabalhadores da secretaria de obras por aceitarem trabalhar aos finais de semana: “faço este agradecimento de forma pública pelo que vocês estão fazendo porque não estão fazendo pelo prefeito, mas pelos agricultores, para aquelas pessoas que disseram que nunca havia passado uma patrola pela rua delas”, ressalta. O prefeito ainda colocou-se à disposição da Casa de Leis para qualquer parceria que venha beneficiar a comunidade.
Priscila