O nível do rio Canoinhas continua subindo. Às 14h30 desta sexta-feira, 9, estava com 6,48 metros. “Apesar disso, o rio Negro está baixando e o Iguaçu estabilizando. Como eles têm influência no rio Canoinhas, a tendência é que ele baixe também”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Luizinho Witt.
A preocupação agora é com o frio que já chegou a Canoinhas e deve permanecer até segunda-feira, 12 – inclusive com formação de geada.
No caso do frio, a Defesa Civil recomenda: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
Em Canoinhas, moradores de rua podem procurar abrigo na Casa de Passagem, que fica no bairro Piedade (a pessoa não pode estar alcoolizada, nem sob efeito de uso de entorpecente).
A Secretaria Saúde recomenda tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção de doenças como gripe, resfriados e pneumonia. Crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Plano está ativo
Embora as chuvas tenham dado uma pausa, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 9, (fotos) houve a decisão de manter o Plano de Contingência ativo e todas as entidades mobilizadas. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199.