O excesso de chuvas nos últimos dias colocou os municípios da região de Canoinhas em alerta nessa semana. Em Três Barras e Canoinhas, a Defesa Civil Regional e do município já acionaram o plano de contingência na quarta-feira,7. Porto União está em situação de alerta.
Em Três Barras, se o nível do rio atingir 6,75 metros, já haverá inundações em residências em Três Barras, na Rua Etelvina Pires (Rua Velha). E se a previsão de grande volume de chuvas na tarde e noite desta quinta-feira se confirmar, a Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de retirada de famílias a partir de sexta, dia 9.
Canoinhas na manhã desta quinta, 8, acionou também o Plano de Contingência. O nível do rio pela manhã marcou 6,35 metros, quando chegar aos 6,50 metros entra em estado de alerta, e aos 7 metros atinge a marca de emergência. O nível do Rio Canoinhas, das 09h até as 16h desta quinta (8), passou de 6,35 metros para 6,38 metros.
Em Porto União, a Defesa Civil municipal se reuniu na terça-feira, 6, no Corpo de Bombeiros da cidade para reunião com o Comando Central de Operações. Foi cogitada a possibilidade de um recadastramento familiar e divisão das áreas de risco com nomes e números para que as partes envolvidas e a população saibam se prevenir das cheias, trazendo mais segurança aos munícipes de Porto União.
O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski explica que o Plano de Contingência “é uma ferramenta para que os órgãos que vão trabalhar nas respostas aos desastres possam se conhecer, conversar, planejar e saber qual é a estratégia de atuação de cada órgão, qual protocolo cada um vai adotar durante a situação de emergência”, explica o coordenador.
Os municípios estão se reunindo diariamente com os coordenadores da Defesa Civil Regional e Municipal, prefeitos e representantes do poder público municipal, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Exército.
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) da Epagri, a previsão para esta quinta-feira, 8, é de chuva, mas entre 20 e 30 milímetros. Amanhã, 9, o tempo volta a ficar mais seco no Estado, com declínio acentuado de temperatura devido à chegada de uma intensa massa de ar frio e seco.
Níveis dos Rios (atualizado quinta-feira, 8, as 16h):
Rio Canoinhas (municípios de Canoinhas e Três Barras – Distrito de São Cristóvão): 6,38 metros. Com 7 metros atinge as primeiras residências.
Rio Negro (Três Barras – Bairro Jardim Rio Negro) está com 5,26 metros. Com 7 metros atinge as primeiras residências.
Rio Iguaçu (Porto União) 4,37 metros. Com 5,50 metros atinge as primeiras residências.
Rio Negro (Mafra) 5,27 metros. Com 7,10 metros atinge as primeiras residências.
Com informações das assessorias de imprensa das prefeituras de Três Barras, Canoinhas e Porto União.
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação ADR Canoinhas