You are currently viewing Experiências de escolas municipais de Canoinhas integram publicação da UFSC

Experiências de escolas municipais de Canoinhas integram publicação da UFSC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Professoras de rede municipal de Canoinhas estão em festa! Cinco experiências de escolas municipais integram os volumes III, IV e V da coleção “Alfabetização de Crianças de 6 a 8 anos – relatos de experiências”, da Universidade Federal de Santa Catarina. “É uma grande conquista para a Secretaria Municipal de Educação ver o resultado do trabalho dos educadores publicados nessa importante coleção”, celebra o secretário de Educação Osmar Olescovicz.

Nesta segunda, 5, o prefeito Beto Passos abriu as portas do gabinete para entregar oficialmente às docentes as publicações. Receberam os cadernos as professoras Deysi Maria Marques dos Santos e Viviane Suchara Radke Gluczkowski (do Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima), Débora Regina Vaz Jenzura (do Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger), Silvia Wieczorekievicz (da Escola Básica Municipal Severo de Andrade), Regiane Paulo (da Escola Básica Municipal Dr Aroldo Carneiro de Carvalho) e as orientadoras de estudo Luciane Wagner de Miranda, Rita Rosélis Schulka Vicente de Souza e Solange Stelzner.

Emocionadas, as professoras agradeceram a acolhida e o ato realizado pelo Executivo. “Nunca fomos reconhecidas como estamos sendo agora”, disse uma das homenageadas.

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de conviver com pessoas que são diferenciadas na sua qualidade, no seu esforço e na sua dedicação como vocês. Parabéns pelo esforço,  comprometimento e pelo amor de cada uma com a Educação. Podem contar com o nosso apoio sempre”, disse o prefeito Beto Passos.

 

PNAIC

Os relatos publicados na coletânea são frutos do trabalho desenvolvido por estes professores por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças, sem exceção, e no momento certo: até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade.

Uma das ações do PNAIC é a formação de professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Esta formação ocorreu, em Canoinhas, entre 2013 e 2016 – foram 460 horas.

Os encontros de formação eram separados em três turmas (1º ano, 2º ano e 3º ano), sendo conduzidos pelas orientadoras de estudo: Luciane Wagner, Rita Rosélis Schulka Vicente de Souza e Solange Stelzner sob a coordenação local de Elfi Irene Noernberg Pangratz. Em 2016, a participação foi de 55 professores e sete pedagogos, atingindo aproximadamente 1433 alunos.

A Universidade Federal de Santa Catarina é a responsável por desenvolver o processo de formação continuada de professores alfabetizadores, em serviço, com vistas à alfabetização das crianças até o terceiro ano do ensino fundamental e por isso é responsável pela publicação dos relatos.