O que é uma carta? E um bilhete? Para ensinar a diferença aos seus alunos, a professora de Língua Portuguesa Tamirys Taborda pediu para que escrevessem mensagens nestes dois gêneros semelhantes, mas que na formalidade se diferem.
E quem seria o destinatário? Os alunos do 9º ano da escola Alberto Wardenski decidiram escrever cartas ao prefeito de Canoinhas e hoje pela manhã, 5, entregaram uma delas ao chefe do Poder Executivo. “Cada aluno escreveu uma. Então juntamos todas as ideias e fizemos esta que entregamos ao senhor”, explicou a estudante Letícia Wardenski.
Passos leu o documento e elogiou a iniciativa: “parabéns a vocês. Nós precisamos de pessoas que não fiquem na zona de conforto. O Município precisa de pessoas como vocês”. A diretora Eliane Sudosky de Oliveira agradeceu a receptividade: “nunca tivemos essa oportunidade e é um orgulho para nós. Em pouco tempo de trabalho conseguimos perceber muita coisa sendo feita. Se antes não era possível, agora com esta equipe tudo pode ser realizado”.
Para a professora Tamirys, ao poderem interagir com o prefeito, os alunos percebem que são sujeitos do processo e que podem fazer a diferença onde vivem. “E este é o papel da Educação, formar o cidadão crítico que sabe o que pode e deve fazer na sua própria comunidade”, enfatiza o secretário Osmar Olescovicz, que acompanhou a entrega da carta.