Canoinhas possui artistas brilhantes, mas pouco conhecidos do público em geral e é para mostrar esta riqueza da nossa gente que a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, lança a primeira atividade do projeto “Cultura em Foco” – trata-se de uma exposição de telas pintadas em acrílico pelo artista Dinoel Gravi.
O público pode conferir a exposição de Dinoel no Museu de Arte de Canoinhas (MAC) entre 8h30 e meio-dia e 13h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira – a entrada para o museu acontece pela Fundação Cultural, na esquina das ruas Getúlio Vargas e Vidal Ramos.
Riquíssimas em detalhes, muitas cenas retratadas nas telas conseguem trazer mais realidade e sentimento do que se fossem registradas em fotografias. A exposição de Dinoel tem como temática os faroestes norte-americanos. São obras convidativas à contemplação pelos traços marcantes do artista. As 25 telas mostram cenas de guerreiros indígenas e retratos do western americano – gênero mais completo e cultuado da sétima arte que remete o início das fundamentações políticas, sociais e culturais dos Estados Unidos como uma nação.
Dinoel tem 42 anos, pinta desde criança e trabalha no ramo de comunicação visual. Além do western, o artista retrata em suas obras a cultura local.
A exposição de Dionel é a primeira de muitas outras que a Prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Cultural e do Conselho Municipal de Cultura, vai promover com o projeto “Cultura em Foco”. A ideia é que pintores, fotógrafos e artistas que trabalham com outras linguagens possam expor os seus trabalhos no Museu de Arte de Canoinhas. “Queremos usar melhor o nosso Museu de Arte e por isso, além destas exposições, vamos realizar saraus lá. Canoinhas tem potencial cultural que precisa ser despertado”, explica o gestor da fundação, maestro Luizinho.
O “Cultura em Foco” englobará apresentações de música, dança, teatro e exposições a cada 15 dias. A Fundação Cultural contará com o apoio de instituições como Sesc, IFSC e UnC. Dia 1º de julho haverá apresentação teatral com a equipe do IFSC e no dia 15 de julho ocorrem apresentações de música: com quinteto de sax e música instrumental com repertório de vários gêneros musicais.
Cultura em foco: exposição de telas de Dionel Gravi
Onde: Museu de Arte de Canoinhas (a entrada para o museu acontece pela Fundação Cultural, na esquina das ruas Getúlio Vargas e Vidal Ramos)
Quando: até 15 de junho
Horário: 8h30 e meio-dia e 13h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira
Informações: (47) 3622-0609