A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho. A prorrogação tem como objetivo vacinar mais pessoas dos grupos prioritários: idosos, mulheres que deram à luz há 45 dias, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde. Em Canoinhas, até sexta, 80,16% do público alvo havia sido imunizado. O Município já teve um caso de Gripe A confirmado. Outros dois estão sob suspeita – são duas mulheres que estão internadas no Hospital Santa Cruz. De acordo com a Secretaria de Saúde, material para análise foi coletado e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Florianópolis; o resultado deve chegar esta semana. Até o final da campanha, no dia 9 de junho, a Unidade Central (antiga Clínica da mulher e da Criança) ficará aberta até as 19h para vacinar o público alvo contra a gripe.
Público-alvo
A vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.
A orientação da Secretaria de Saúde é que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências específicas apresentem prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem se dirigir as unidades em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Segurança
A vacina disponibilizada pelo governo protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.
Cobertura da vacina na região | Até sexta-feira, dia 26
Três Barras:87,45%
Canoinhas: 80,16%
Irineópolis: 78,84%
Bela Vista do Toldo: 77,71%
Porto União:70,12%
Major Viera: 67,92%
Matos Costa : 55,50%