A UDESC em parceria com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina estão desenvolvendo o Projeto “Instrumentos Municipais de Gestão de Risco”. O coordenador regional da Defesa Civil de Canoinhas, Edson Antocheski explica que tal projeto tem por objetivo subsidiar à elaboração de Planos de Contingência, Planos Comunitários, Planos Familiares e a organização de Núcleos Comunitários de Proteção em Defesa Civil – NUPDEC, e ainda a elaboração de plano de comunicação de risco.
O intuito é prevenir minimizar danos à vida e ao patrimônio e melhorar respostas frente aos desastres que os municípios catarinenses estão sujeitos. A etapa atual do projeto consiste na realização de oficinas para a preparação de agentes municipais para atuar nas atividades de cunho tático e operacional em diversos processos que envolvem o planejamento e gestão dos cenários de riscos e desastres.
Contando com professores e bolsistas dos níveis de graduação e mestrado onde atuam como facilitadores e organizadores do processo, o Laboratório de Estudos em Riscos e Desastres– LABRED coordena as oficinas e a elaboração do material de apoio.
Vinte oficinas estão programadas para as diversas coordenadorias regionais de Defesa Civil em todo o Estado de Santa Catarina. Tendo como público-alvo: coordenadores municipais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, diferentes secretarias municipais, órgãos de gestão do meio ambiente e outros atores do serviço público interessados. A primeira oficina ocorreu em Canoinhas nos dia 08 e 09 de maio, contando com aproximadamente 30 participantes dos 10 municípios que integram a Regional de Canoinhas.
Créditos da foto: Priscila Noernberg
—
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação